Reflexões acerca dos testamentos e inventários para o estudo do vestuário na América portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630332019044

Resumen

O propósito deste artigo é refletir acerca das características dos inventários e testamentos, produzidos entre os séculos XVII e XVIII, e suas potencialidades para o estudo das aparências e temas correlatos na América portuguesa. Além disso, se discute a possibilidade dessa documentação para a análise das conexões materiais, em especial presentes no vestuário, entre os diversos territórios pertencentes à Coroa portuguesa. Avaliar essas vinculações permite acessar as especificidades das diferentes localidades da América portuguesa, tendo em vista suas conexões intercontinentais. Entretanto, constata-se que apesar das inúmeras possibilidades de trabalho com essas fontes, ainda são escassos os estudos sobre as dinâmicas entre aquisição do vestuário, as aparências e as configurações sociais e suas conexões no império português.

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Biografía del autor/a

Juliana de Mello Moraes, Universidade Regional de Blumenau (FURB)/Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação (2000) e mestrado (2003) em História pela Universidade Federal do Paraná e doutorado (2010) em História pela Universidade do Minho, Portugal. Realizou estágio pós-doutoral (2014) na Universidade de Lisboa, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-Portugal). Atualmente é docente do Departamento de História da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e Portugal (séculos XVII e XVIII), principalmente das instituições, sociabilidades, práticas religiosas e da indumentária na América portuguesa.

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Publicado

2019-11-28

Cómo citar

MORAES, Juliana de Mello. Reflexões acerca dos testamentos e inventários para o estudo do vestuário na América portuguesa. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 3, p. 044–053, 2019. DOI: 10.5965/25944630332019044. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/15915. Acesso em: 21 nov. 2024.