A criatividade no ensino do Design de Vestuário de Moda: uma experiência acadêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630222018092

Resumen

Este artigo pretende expor as práticas pedagógicas no âmbito do Design de Vestuário, associadas ao desenvolvimento de competências na área da criatividade. Relata exercícios de fomento à criatividade, nomeadamente técnica de "Brainstormingcomo incentivo ao “Pensamento Lateral”, assim como “Mapas Mentais” e “Analogias por Fantasia”, adaptadas à metodologia tradicional de desenvolvimento de coleções em design de moda, aplicados aos alunos do Curso de Licenciatura em Design e Marketing de Moda, da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Luz Broega, Universidade do Minho (UMINHO), Braga

Docente da Universidade do Minho em Guimarães Portugal, lecciona no curso de Design e Marketing da Moda e no Mestrado em Design e Marketing Têxteis nas disciplinas: Design de Vestuário, Design de Acessórios de Moda (Calçado), Preparação de Coleções e Conforto e Fisiologia de Vestuário. Diretora do Mestrado de Design de Comunicação de Moda.

Licenciada em Engenharia Têxtil,  Mestre em Design e Marketing Têxtil e Doutora em Física Têxtil (Ramo: Conforto). Investigadora do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho, nas área de Conforto no Vestuário e Calçado, Criatividade e Design de Moda Sustentável.

Membro de Comissões Científicas de várias Conferencias e Congressos na área da Moda e do Design.

 

Citas

ALENCAR, E.S., et al., Medidas de Criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BODEN, M. A., Dimensões da Criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

BROWN, T., Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Traduzido por Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DE BONO, E., O pensamento lateral: um manual de criatividade, Traduzido por Tânia Ganho. Cascais (PT): Ed. Pergaminho Lda., 2005.

DE MASI, D., Criatividade e Grupos Criativos : Fantasia e Concretude, Tradução: Léa Manzi, Yadir Figueiredo. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

DUALIBI, R., SIMONSEN, J. H., Criatividade e Marketing São Paulo Ed., 1990.

DUALIBI, Roberto; SIMONSEN. Harry Jr. Criatividade e Marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.

FIORINI, V., Design de moda: uma abordagem metodológica. Em: Pires, D. B. (org.). Design de Moda: olhares diversos, São Paulo: Estação das Letras e Cores, pp. 95-114, SP 2008.

GOMES, L. V., Criatividade e Design: um livro de desenho industrial para projeto de produto. Porto Alegre: sCHDs editora, 2011.

MATTAR, J., Design Educacional: educação à distância na prática. 1º Ed, São Paulo: Ed. Artesanato Educacional, 2014.

MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina; GOMES, Luiz Antonio Vidal de Negreiros. A exploração da criatividade, através do uso da técnica de brainstorming, adaptada ao processo de criação em moda. Anais do 1º Congresso Internacional de Moda e Design CIMODE, Guimarães (PT), Universidade do Minho, nov, 2012.

MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina. Incentivo ao consumo consciente através de processos alternativos de criação em moda. Anais do VIII Colóquio de Moda, set, Rio de Janeiro (BR), 2012a.

MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina. O desenvolvimento da criatividade, através da utilização de técnicas de mapas mentais e analogias, no processo de criação em moda. Anais do III Internacional Conference on Global Fashion, nov, Madrid, ESP, 2012b.

MAZZOTTI, Karla. O Estudo da Criatividade do Designer de Moda e a sua Relação com o Ambiente Moderno de Comunicação e Consumo. Dissertação de Mestrado em Design de Comunicação de Moda, Universidade do Minho, PT, dez, 2012.

MUNARI, B., Das coisas nascem coisas, Tradução: José Manuel de Vasconcelos, Lisboa: Edições 70, 1981.

MUNARI, B., Fantasia - invenção, criatividade e imaginação, Lisboa: Editorial Presença Lda.,1987.

NOVAES, M. H., Psicologia da Criatividade, Ed. Vozes Ltda., Petrópolis, 1977.

OSBORN, A., O Poder Criador da Mente: princípios e processos do pensamento criador e do “brainstorming”, Traduzido por E. Jacy Monteiro. São Paulo: Ibrasa SP, 1987.

OSTROWER, F., Criatividade e Processos de Criação, Petrópolis: Vozes, 2010.

TORRANCE, E.P., Criatividade - Medidas, Testes e Avaliações, São Paulo: Ibrasa, 1976.

TSCHIMMEL, K., Processos criativos: a emergência das ideias na perspectiva sistémica da criatividade, Porto : Edições ESAD, 2011.

WECHSLER, S. M., Criatividade - Descobrindo e Encorajando, Campinas: Ed. Psy, 1998.

Publicado

2018-06-01

Cómo citar

BROEGA, Ana Cristina Luz. A criatividade no ensino do Design de Vestuário de Moda: uma experiência acadêmica. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 092–119, 2018. DOI: 10.5965/25944630222018092. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11980. Acesso em: 21 nov. 2024.