A criatividade no ensino do Design de Vestuário de Moda: uma experiência acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630222018092Abstract
Este artigo pretende expor as práticas pedagógicas no âmbito do Design de Vestuário, associadas ao desenvolvimento de competências na área da criatividade. Relata exercícios de fomento à criatividade, nomeadamente técnica de "Brainstorming" como incentivo ao “Pensamento Lateral”, assim como “Mapas Mentais” e “Analogias por Fantasia”, adaptadas à metodologia tradicional de desenvolvimento de coleções em design de moda, aplicados aos alunos do Curso de Licenciatura em Design e Marketing de Moda, da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal.
Downloads
References
ALENCAR, E.S., et al., Medidas de Criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2010.
BODEN, M. A., Dimensões da Criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
BROWN, T., Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Traduzido por Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DE BONO, E., O pensamento lateral: um manual de criatividade, Traduzido por Tânia Ganho. Cascais (PT): Ed. Pergaminho Lda., 2005.
DE MASI, D., Criatividade e Grupos Criativos : Fantasia e Concretude, Tradução: Léa Manzi, Yadir Figueiredo. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
DUALIBI, R., SIMONSEN, J. H., Criatividade e Marketing São Paulo Ed., 1990.
DUALIBI, Roberto; SIMONSEN. Harry Jr. Criatividade e Marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.
FIORINI, V., Design de moda: uma abordagem metodológica. Em: Pires, D. B. (org.). Design de Moda: olhares diversos, São Paulo: Estação das Letras e Cores, pp. 95-114, SP 2008.
GOMES, L. V., Criatividade e Design: um livro de desenho industrial para projeto de produto. Porto Alegre: sCHDs editora, 2011.
MATTAR, J., Design Educacional: educação à distância na prática. 1º Ed, São Paulo: Ed. Artesanato Educacional, 2014.
MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina; GOMES, Luiz Antonio Vidal de Negreiros. A exploração da criatividade, através do uso da técnica de brainstorming, adaptada ao processo de criação em moda. Anais do 1º Congresso Internacional de Moda e Design CIMODE, Guimarães (PT), Universidade do Minho, nov, 2012.
MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina. Incentivo ao consumo consciente através de processos alternativos de criação em moda. Anais do VIII Colóquio de Moda, set, Rio de Janeiro (BR), 2012a.
MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina. O desenvolvimento da criatividade, através da utilização de técnicas de mapas mentais e analogias, no processo de criação em moda. Anais do III Internacional Conference on Global Fashion, nov, Madrid, ESP, 2012b.
MAZZOTTI, Karla. O Estudo da Criatividade do Designer de Moda e a sua Relação com o Ambiente Moderno de Comunicação e Consumo. Dissertação de Mestrado em Design de Comunicação de Moda, Universidade do Minho, PT, dez, 2012.
MUNARI, B., Das coisas nascem coisas, Tradução: José Manuel de Vasconcelos, Lisboa: Edições 70, 1981.
MUNARI, B., Fantasia - invenção, criatividade e imaginação, Lisboa: Editorial Presença Lda.,1987.
NOVAES, M. H., Psicologia da Criatividade, Ed. Vozes Ltda., Petrópolis, 1977.
OSBORN, A., O Poder Criador da Mente: princípios e processos do pensamento criador e do “brainstorming”, Traduzido por E. Jacy Monteiro. São Paulo: Ibrasa SP, 1987.
OSTROWER, F., Criatividade e Processos de Criação, Petrópolis: Vozes, 2010.
TORRANCE, E.P., Criatividade - Medidas, Testes e Avaliações, São Paulo: Ibrasa, 1976.
TSCHIMMEL, K., Processos criativos: a emergência das ideias na perspectiva sistémica da criatividade, Porto : Edições ESAD, 2011.
WECHSLER, S. M., Criatividade - Descobrindo e Encorajando, Campinas: Ed. Psy, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Plagiarism, in all its forms, constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. This magazine uses iThenticate similarity control software.