Política de Avaliação Por Pares
Os artigos submetidos à Revista de Ensino em Artes, Moda e Design são avaliados por meio do sistema de revisão por pares duplo-cego (double-blind review), no qual tanto os autores quanto os avaliadores permanecem anônimos. Dois ou três pareceristas, selecionados pela Editoria-chefe dentre os parecerista cadastrados na revista que conduzirão a avaliação. Estes avaliadores devem ser profissionais de reconhecida experiência e formação acadêmica, preferencialmente doutores, atuantes em instituições de ensino superior e/ou pesquisa nacionais ou internacionais, com produção científica significativa nas áreas de interesse da revista.
Processo de avaliação:
Avaliação preliminar pela Editoria-chefe: O artigo é inicialmente avaliado pela Editoria-chefe, que verificará sua adequação ao escopo e às normas editoriais da revista. Caso necessário, o texto poderá ser devolvido ao autor(a) com sugestões de ajustes ou ser rejeitado nessa fase se não atender aos critérios da publicação.
Revisão por pares: O manuscrito é enviado para dois ou três pareceristas ad hoc, especialistas na área ou abordagem do artigo. Textos que recebem dois pareceres favoráveis avançam para a fase de revisão de linguagem e ajustes pelos autores. Artigos com dois pareceres desfavoráveis são rejeitados, e os autores são informados. Se houver divergência entre os pareceres, o artigo será submetido a um terceiro avaliador. O editor-chefe envia os pareceres aos autores, podendo sugerir alterações ou correções com as avaliações em anexo, as quais condicionam a aprovação final do artigo. Caso o artigo revisado seja submetido novamente, o artigo é enviado aos avaliadores para análise das correções. Se aprovada as correções pelo avaliador. O editor-chefe notificará os autores que o artigo segue para nova avaliação de plágio, correções linguísticas, diagramação e publicação.
Avaliação das modificações e verificação de similaridade: Após a revisão pelos autores, os textos são submetidos ao software de detecção de similaridades, iThenticate, para garantir a originalidade do conteúdo. Nesta etapa, o artigo pode ser rejeitado por alta similaridade com outras publicações ou devolvido ao autor(a) para correções de similaridade.
Revisão final e ajustes linguísticos: Se aprovado, o artigo retorna ao autor(a) para uma revisão final, que inclui correção ortográfica, gramatical e contextual.
Autorização final e publicação: Após a diagramação, o autor(a) revisa o texto para verificar sua correção e, uma vez aprovado, autoriza a publicação.
Nas situações em que o artigo não é aceito para publicação, o editor-chefe informará aos autores os motivos da recusa e compartilhará a decisão dos avaliadores.
O editor-chefe reserva-se o direito de publicar/não publicar os artigos recebidos, comprometendo-se a informar os autores sobre a decisão.
Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.