Between threads and time: The re-creation of a 1925 bra

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630832024e6080

Keywords:

Women’s clothing, Clothing – History, Clothing – Pattern Making

Abstract

This study aims to recreate a bra dated between 1925 and 1930, based on qualitative research utilizing bibliographic records (books, academic articles, theses, and dissertations), periodicals, catalogs from the era, and iconography, in addition to specialized literature on garment construction techniques (pattern making and sewing) for undergarments. However, its primary source was the study of an original garment from the collection of the Museu do Traje in Lisbon. The importance of studying original garments within collections is noteworthy, as it allows for the recreation not only of the aesthetic aspects, such as shape and design, but also the construction techniques of historical garments. This work distinguishes itself by also presenting the garment patterns and a step-by-step guide to their construction, thereby serving as a valuable resource for students, researchers, and other professionals in the field, particularly those involved in costume design for various types of performances.

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Author Biographies

Regina Célia Rodrigues de Almeida, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco. Pós-Graduada em Gestão do Design da Indústria da Moda pela Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf. Formação Técnica em Vestuário pela Escola SENAI Francisco Matarazzo. Mestranda no programa Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo na linha de pesquisa em Projeto Têxtil e Moda. Atualmente compõem o corpo docente da Escola SENAI Francisco Matarazzo nos cursos Técnico de Vestuário, Formação Inicial Continuada e o curso superior de Tecnologia em Produção do Vestuário.

Fausto Roberto Viana, Universidade de São Paulo

Fausto Viana é professor, pesquisador, cenógrafo, figurista e museólogo. É bacharel em artes cênicas com habilitação em cenografia(1992) pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo- CAC ECA USP. Tem mestrado em Artes (2000) e em Têxtil e Moda (2015) pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro doutoramento foi em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2004) e o segundo em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (2010). Fez seu primeiro pós-doutoramento em conservação de têxteis no Museu Nacional do Traje em Lisboa, Portugal e o segundo em moda, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes e Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, figurino, caracterização, cenografia, conservação e restauro de trajes. É associado da Cooperativa Paulista de Teatro; da Oistat, Organização Internacional dos cenógrafos, técnicos e arquitetos de teatro; da ABEPEM, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda e da Association of Dress Historians, do Reino Unido.

Isabel Cristina Italiano, Universidade de São Paulo

Professora (livre docente) e pesquisadora em Têxtil e Moda - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP (graduação e pós). Interesse nas áreas de desenvolvimento de TRAJES HISTÓRICOS e ATUAIS (pesquisa, modelagem e confecção), ALFAIATARIA HISTÓRICA e ATUAL (pesquisa, modelagem e confecção) e TRAJES DE CENA (modelagem e confecção de trajes de cena para exposições, teatro, cinema, televisão e dança). Realiza pesquisa, também, em área interdisciplinar, no desenvolvimento de produtos inovadores de TECNOLOGIA voltados para a área do vestuário (e-TEXTILES e WEARABLES).

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Published

2024-10-18

How to Cite

RODRIGUES DE ALMEIDA, Regina Célia; VIANA, Fausto Roberto; ITALIANO, Isabel Cristina. Between threads and time: The re-creation of a 1925 bra. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/25944630832024e6080. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26080. Acesso em: 13 nov. 2024.