Semiotics of the body, fashion and communication

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630632022e2399

Keywords:

body, communication, semiotics, sociosemiotics, fashion colloquium

Abstract

This interview was conducted by the editors of “Revista de Ensino em Artes, Moda e Design”, and answered by Profa. Dra. Ana Claudia Mei Alves de Oliveira and Prof. Dr. Marcelo Machado Martins, on May, 2022; Pacaembu, São Paulo, and Heliópolis, Garanhuns. In it, part of the trajectory of the interviewees at the “Colóquio de Moda” is resumed, with emphasisthe history of the GT that they coordinate, “body, fashion, communication”. Teachers also take stock of the “Colóquio” during the pandemic period of Covid-19, as well as outline future prospects for the insertion of research themes in the GT.

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Author Biographies

Marcelo Machado Martins, Universidade Federal de Pernambuco (UFPB) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Bacharel em Letras UNIP-SP (1992), especialista em Língua Portuguesa pela USJT (1995), mestre (2000) e doutor (2005) em Semiótica e Linguística Geral pela USP: FFLCH, com doutorado sanduíche pela ENS: LSH de Lyon e Paris (2001-2002). Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste, lotado no núcleo de Design e Comunicação. Professor convidado/colaborador no programa de pós-graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da UFRPE, no qual, além de ministrar disciplinas, orienta pesquisas dos pós-graduandos, inclusive de pesquisadores alocados no programa de pós-graduação Ensino de Ciências. Vice-coordenador do GT Corpo, Moda e Comunicação do Colóquio de Moda e, desde 2014, é o Presidente do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda (ABEPEM/Colóquio de Moda). Desenvolve projetos de ensino e pesquisa relacionados à Semiótica da Narrativa e do Discurso, à Sociossemiótica da Moda/Consumo e à Formação Continuada de Professores, áreas para as quais atua como revisor conceitual de livros e periódicos especializados. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9084914012461108; E-mail: machadomartins@yahoo.com.br

Ana Claudia Mei Alves de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduada em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e graduada em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1976). Mestrado (1983) e Doutorado (1989) pela PUC-SP:PEPG em Comunicação e Semiótica. É membro do Conselho de Ex-Presidentes da ANPAP: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas; Vice-presidenta da FEDROS – Federazione Romanza di Semiotica; membro da Diretoria da ASSIBERCOM – Associação Ibero-americana de Comunicação (2019-2023), na qual cocoordena a DTI 7: “Estética dos discursos mediáticos”. Membro da ABES: Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Consultora ad hoc da FAPESP, CAPES, CNPq e PUC-SP:PIPEQ. Membro do Conselho Científico da ABEPEM – Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, e no Colóquio de Moda organiza com Marcelo Machado Martins o Gt3: “Corpo, moda, comunicação”. Professora Titular da PUC-SP: FAFICLA, na qual atua na Graduação e na Pós-graduação em Comunicação e Semiótica. Dentre seus objetos de pesquisa estão: Fundamentos teóricos da Semiótica estrutural; Semiótica, estética e estesia, Figuratividade e arranjos plástico-ritmo-estésicos; Semiótica visual; Semiótica da moda e do corpo; Semiótica da mídia, Semiótica sincrética, Semiótica das práticas da vida urbana; Semiótica da cidade. É líder do Centro de Pesquisas Sociossemióticas – CPS, que codirige com Eric Landowski (CNRS, França), no âmbito do qual mantém a formação e aprofundamento teórico em rede de investigadores, e desenvolve vários acordos internacionais e nacionais para o desenvolvimento da pesquisa semiótica. É Diretora da revista Acta Semiotica e parecerista de vários periódicos nacionais e internacionais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2458418074368433; E-mail: anaclaudiamei@hotmail.com 

Published

2022-10-01

How to Cite

MARTINS, Marcelo Machado; OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de. Semiotics of the body, fashion and communication. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 3, 2022. DOI: 10.5965/25944630632022e2399. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22399. Acesso em: 21 nov. 2024.