Fashion as a memory device in the museological space

Authors

  • Diêgo Jorge Lobato Ferreira Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA https://orcid.org/0000-0001-9547-3916
  • Priscila Almeida Cunha Arantes Universidade Anhembi Morumbi e PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630512021212

Keywords:

Fashion, Memory, Museum

Abstract

This article aims to establish relationships between fashion, memory and the museum, with a view to understanding the phenomenon of fashion that leaves the commonplace and enters the museum spaces. Thus, we are dedicated to examining how fashion and the museum, as fields of cultural production, are structured. The theoretical framework comprises the following authors: Le Goof (2013), Nora (1993), Crane (2008), Lipovetsky (2009), Sant'Anna (2010), Norogrando (2015), Andrade (2008). This work was developed from the result of exploratory research adopting the following methodological steps: literature review, documentary research and case studies that guided the analyzes and syntheses presented.

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Author Biographies

Diêgo Jorge Lobato Ferreira, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA

Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi ( UAM- SP ) com área de concentração em ( Design, Arte e Tecnologia ). É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ( IFMA ) Campus São Luís Centro Histórico com atuação docente no Curso de Licenciatura em Artes Visuais e no Técnico Integrado em Artes Visuais. Atualmente é Coordenador da Especialização em Arte, Mídia e Educação do IFMA - Campus Centro Histórico. Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Ceuma (UNICEUMA). Graduando em Design de Moda pelo Centro Universitário Maringá (UNICESUMAR). Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Serviço Nacional do Comércio (SENAC MA). Atuou como Chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - DPPGI do IFMA - Campus São João dos Patos. ( 2016-2018) e Diretor de Desenvolvimento do Ensino- DDE do Campus São João dos Patos. Foi professor efetivo de História da Arte da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão- SEDUC MA (2010- 2013) É membro da Abepem - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda. Tendo vários trabalhos publicados em congressos das áreas de Artes Visuais, Design e Moda. Tem experiência nas áreas de História da Arte e do Design, História da Moda, Museus ( Arte e Moda ), Memória, Desenho ( Artístico, Técnico e de Moda ), Gravura e Cerâmica.

Priscila Almeida Cunha Arantes , Universidade Anhembi Morumbi e PUC SP

é critica , curadora , professora e pesquisadora no campo da arte, curadoria, museu e estética contemporânea.É formada em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutorado pela Penn State University (USA) e UNICAMP. Pesquisadora produtividade PQ 2 (Cnpq) é professora titular do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Design da Universidade Anhembi Morumbi e vice-coordenadora e docente do curso de graduação e pós-graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC/SP.
É diretora e curadora do Paço das Artes (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) desde 2007. Entre 2007 e 2011 foi diretora adjunta do MIS (Museu da Imagem e Som/SP) atuando na curadoria de programação. É coordenadora do grupo cadastrado no CNPq Design, Arte e Memória: perspectivas contemporâneas e integra o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: História, Arte, Crítica e Curadoria da PUC/SP. É convidada em 2019 para presidir o Comitê Internacional da ARTECH bem como realizar curadoria da exposição em Portugal (Braga). Integra desde 2012 o Conselho Editorial do Journal of Science and Technology of the Arts (Portugal/Universidade Católica do Porto) e o Conselho editorial do DAT ( Journal of Design, Art and Tecnology). É colaboradora editorial convidada da Flusser Studies, bem como da Revista Francesa ARTELOGIE, da E'cole des Hautes Etudes em Sciences Sociales. Nesta última desenvolve numero sobre Arte e Mídia na América Latina. Atualmente é coordenadora editorial da coleção ARTEHOJE!. Integra como convidada desde 2018, o ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura ancorada em três instituições portuguesas ( Universidade do Porto, Aveiro e do Cavado).
É membro do CAA (College Art Association/USA) desde 2012, organizando mesas temáticas tais como Curating Latin American Art, do CIMAM (International Committee for Museums and Collections of Modern Art) , da ABCA ( Associação Brasileira dos Críticos de Arte) e da ANPAP (Associação Nacional de Artes Plásticas), sendo que entre 2008 e 2012 foi membro do Conselho Deliberativo da Associação. Entre os prêmios recebidos destacam-se o da Society of Latin American Studies para integrar a Conferência em Liverpoll (Londres/2016), da Fundacion Cisneros/Getty Foundation/ (2016), da Getty Foundation ( 2012) e o 48 Prêmio Jabuti (finalista) pelo livro Arte@Mídia:perspectivas da estética digital (FAPESP/SENAC). É autora de Reescrituras da Arte Contemporânea: história, arquivo e mídia (Sulinas, 2015), Arte @ Mídia: perspectivas da Estética Digital (Senac/FAPESP/2 ed.), co-autora de Estéticas tecnológicas: novas formas de sentir (EDUC/SP), Arte:história, crítica e curadoria e organizadora de inúmeras publicações . Como professora titular fez parte do Mestrado em Design do Senac e coordenou a pós-graduação lato sensu em Mídias Interativas da instituição. É parecerista ad-hoc da CAPES/MEC, FAPESP, CNPq e participa de congressos nacionais e internacionais tais como ANPAP, COMPOS, ISEA, CIMAM, CAA e integra júris de prêmios em arte contemporânea tais como Proac (Secretaria de Estado da Cultura), Videobrasil, Prêmio Jabuti, etc. Entre suas curadorias destacam-se : ARTECH ( Portugal/Braga), Limiares: Regina Silveira,Mulheres em Cena, Arquivo Vivo, Paradoxos da arte contemporânea: diálogos entre os acervos do MAC/USP e do Paço das Artes, Issoéosso disso: Lenora de Barros, Paço Comunidade: Mônica Nador (JAMAC), Abrigo de paisagem: Rodrigo Braga , Trajetórias Corpos Informáticos: Bia Medeiros (Caixa Cultural RJ/Brasília), Monumento Mínimo:arte como Emergência ( Oficina Cultural Oswald de Andrade), Imagens-Testemunho: Marcelo Brodsky (MIS/SP), I/legítimo: dentro e fora do circuito (MIS/SP), etc.Em 2010 integra o Conselho Editorial da Revista do Polo de Arte Contemporânea da Bienal Internacional de São Paulo. (Texto informado pelo autor)

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Published

2021-02-01

How to Cite

FERREIRA, Diêgo Jorge Lobato; ALMEIDA CUNHA ARANTES , Priscila. Fashion as a memory device in the museological space . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 212–226, 2021. DOI: 10.5965/25944630512021212. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18924. Acesso em: 23 nov. 2024.