Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630312019123Abstract
Este artigo aborda o ensino da inclusão na Moda e teve a participação do grupo de para desporto de Blumenau. Descreve-se aqui uma atividade pedagógica iniciada em Maio de 2017 com alunos de um curso de Moda na modalidade presencial, que levou seis meses para ser concluída. A atividade foi baseada nos princípios da reforma de Córdoba, de ensinar para a sociedade, com objetivo de refletir o ensino da inclusão na Moda e o papel do profissional de Moda ao desenvolver coleções. Traz uma discussão sobre as transformações do trabalho inspirada em o Adeus ao Trabalho de Antunes (1995), para abordar os objetivos e os resultados da atividade, a mudança no percurso da atividade e as conclusões, provindas dos estudantes, da existência de uma Moda exclusiva e segregadora.
Palavras-chaves: Ensino da inclusão na Moda; Reforma de Córdoba; Trabalho.
Downloads
References
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio Sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. São Paulo: Cortez, ed.16, 2015a.
ANTUNES, Ricardo. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 124, p. 773-799, out./dez. 2015b. Entrevista concedida a Claudia Mazzei Nogueira e Maria Liduína de Oliveira e Silva.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 3ed. São Paulo: Cortez, 1995.
CMI. Manifesto de Córdoba, 1918 - Reforma universitária. 2007. Disponível em < https://midiaindependente.org/pt/blue/2007/10/399447.shtml>. Acesso em 20.07.2018.
FRANK, A.; FUENTES, M.1989. Dez teses acerca dos movimentos sociais. Lua nova, São Paulo, n. 17, p. 19-49, Jun. 1989.
NETO, José Alves de Freitas. A reforma universitária de Córdoba (1918): um manifesto por uma universidade latino-americana. Revista Ensino Superior Unicamp, São Paulo, p. 62-70. Mai.2011.
PIRES, Dorotéia Baduy. Design de Moda: uma nova cultura. Revista Dobras, Estação das Letras, V.1, n.1, p.75-82, Out. 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Plagiarism, in all its forms, constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. This magazine uses iThenticate similarity control software.