A experiência compartilhada e a pesquisa participante na fotografia de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630612022e1206

Palavras-chave:

Narrativa Fotográfica, Fotografia de Moda, Editorial de Moda, Pesquisa Participante, Inteligência Coletiva

Resumo

O presente artigo visa descrever um conjunto de encontros fotográficos realizados entre 2013 e 2021, nos formatos presenciais e on-line, sobre narrativas fotográficas de moda. Entende-se que o editorial de moda é uma narrativa fotográfica que codifica um tema de moda e o aproxima do público. Usa-se como metodologia uma investigação de caráter descritivo e exploratório, do tipo bibliográfico, e uma pesquisa participante com base nos estudos de casos. O propósito principal é compreender de que maneira o artista encontra a sua própria singularidade na experiência fotográfica compartilhada. Joan Fontcuberta (2010), Nicolas Bourriaud (2009) e Berger (2017) são alguns dos autores estudados e que possuem interesse na experiência compartilhada como complemento da obra artística. É possível que o artista exponha uma troca transitiva entre si, o fotografado e o espectador e considera-se que não se pode encurtar o diálogo entre o artista e o espectador sem aferir uma infinidade de outras negociações, que ocorrem durante o processo criativo. A experiência fotográfica coletiva com potencial de fazer o espectador participar da narrativa passa pelo binômio da troca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanilson Luis de Melo Coimbra, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Centro Universitário Belas Artes - mestrando em Arquitetura, Urbanismo e Design. Centro Universitário Belas Artes - Professor e idealizador do Curso Livre Básico Digital de Fotografia - desde 2020. Centro Universitário Belas Artes - Professor e idealizador  do Curso Livre de Fotografia e Editorial de Moda  - desde 2016. Encontros Fotográficos Práticos - Idealizador - desde 2019. Editoria Gemeco Itália – de 2013 a 2018 – editoria e colaboração de moda. Office Im  – desde 2005 – Proprietário, internacional manager.

Referências

AMADO, Jorge. Gabriela, Cravo e Canela. 51 ed. Rio de Janeiro: Record; São Paulo: Martins Fontes, 1975. 358 p.

BAPTISTA, Mauro. O cinema de Quentin Tarantino. 2 ed. São Paulo: Papirus, 2010. 144 p.

BATCHEN, Geoffrey. Snapshots: Art history and the ethnographic turn. Photographies. Londres, v. 1, n. 2, p. 121-142, set. 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/17540760802284398>. Acesso em: 5 ago. 2021.

BECKER, Howard Saul. Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010. 328 p.

BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. 1 ed. 264 p.

BISHOP, Claire. Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. Nova Iorque: Verso, 2012. 382 p.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009a. 149 p.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009b. 110 p.

BOURRIAUD, Nicolas. Radicante: por uma estética da globalização. Tradução: Dorothée de Bruchard. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. 196 p.

CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. 1 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. 57 p.

DUCHAMP, Marcel. O Ato Criador. In: BATTCOK, Gregory (Org.). A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1975. p. 71-74.

DUCHEMIN, David. A Alma da Fotografia: o fotógrafo como artista criador. Tradução: Wendy Campos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. 288 p.

ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 8 ed. São Paulo: Perspectiva, 1991. 284 p.

ESTRELA: Maitê Proença. Revista Playboy. São Paulo, [s. v.], n. 253, p. 74-97, ago., 1996.

FABBRINI, Ricardo Nascimento. Estética e transgressão: da arte radical à arte radicante. Artelogie. Paris, v. 8, [s.n.], p. 1-20, jan., 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.4000/artelogie.593>. Acesso em: 15 mai. 2020.

FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas - Fotografia e Verdade. 1 ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2010. 132 p.

FONTCUBERTA, Joan. Por um manifesto pós-fotográfico. Tradução: Gabriel Pereira. Revista Studium. Campinas, v. 36, [s. n.], p. 118-130, jul., 2014. Disponível em: <https://www.studium.iar.unicamp.br/36/7/index.html>. Acesso em: 17 jul. 2021.

JABOR, Arnaldo. Bob Wolfenson. Folha de São Paulo, 1996. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/3/03/revista_da_folha/6.html>. Acesso em: 15 jun. 2021.

KESTER, Grant H. Conversation pieces: community and communication in modern art. Berkeley: University of California Press, 2004. 253 p.

STOTT, Tom. Uma entrevista com Grant H. Kester. Revista Poiésis. Niterói, v. 15, n. 23, p. 75-84, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.22409/poiesis.1523.75-84>. Acesso em: 5 ago. 2021.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2 ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986. 109 p.

VALENTIN, Andreas. Hélio Oiticica, do samba ao rock: um relato pessoal. Concinnitas - Revista do Instituto de Artes da UERJ. Rio de Janeiro, v. 21, n. 38, p. 48-71, mai. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.53756>. Acesso em: 5 ago. 2021.

VOGUE Italia - Walking With Lindbergh. Models, 2016. Disponível em: <https://models.com/work/vogue-italia-walking-with-lindbergh>. Acesso em: 28 nov. 2020.

WERNECK, Paulo. Depois da tempestade. Revista Quatro cinco um, 2020. Disponível em: <https://www.quatrocincoum.com.br/br/artigos/arte-e-fotografia/depois-da-tempestade>. Acesso em: 5 ago. 2021.

WOLFENSON, Bob. Entrevista concedida a Vanilson Luis de Melo Coimbra. São Paulo, 7 jun./25 jun./13 jul. 2021.

WOLFENSON, Bob. Fashion Stories. Bob Wolfenson, 2016. Disponível em: <https://www.bobwolfenson.com.br/fashion-stories-1>. Acesso em: 7 jul. 2021.

WOLFENSON, Bob. Jardim da Luz. Bob Wolfenson, 1996. Disponível em: <https://www.bobwolfenson.com.br/jardim-da-luz>. Acesso em: 5 ago. 2021.

Publicado

2022-02-01

Como Citar

COIMBRA, Vanilson Luis de Melo. A experiência compartilhada e a pesquisa participante na fotografia de moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5965/25944630612022e1206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/21206. Acesso em: 29 mar. 2024.