Turbante e identidade negra: uma análise pela semiótica discursiva aplicada a um post do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630512021227Palavras-chave:
Turbante, Identidade negra, Semiótica discursivaResumo
O presente artigo teve como objetivo compreender a participação do vestuário na construção da identidade negra/africana na contemporaneidade. Para tal, utilizamos a semiótica discursiva, que foi aplicada a um post do Facebook de uma mulher negra, no qual ela usava o turbante e falava sobre ele. A análise efetuada nos permitiu compreender que o uso do turbante implica uma questão identitária, na qual a construção da identidade negra/africana se dá numa oposição à identidade branca/europeia, e ocorre dentro de uma narrativa em que, no presente, repete-se performaticamente uma prática vestimentária considerada originada pela ancestralidade africana. O uso do turbante apresenta-se, no post, como uma forma de conceder uma valorização eufórica à identidade negra/africana. De modo geral, o discurso constrói um tema de libertação, pois o uso do turbante enquanto algo eufórico se manifesta como uma maneira de se libertar do padrão de beleza e da visão de mundo eurocêntrica que constrói o turbante como símbolo do outro e manipula os negros e negras a erradicarem-no do uso cotidiano em prol de uma tentativa de entrar em conjunção com a alteridade branca/europeia.
Downloads
Referências
BALOGH, Anna Maria. O discurso ficcional na TV. São Paulo: Edusp, 2002.
BARNARD, Malcolm. Fashion statements: communication and culture. In: SCAPP, Ron; SEITZ, Brian (Eds.) Fashion Statements. New York: Palgrave Macmillan, 2011.
BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
DOMINGUES, P. Movimento da negritude. Mediações, Londrina, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2005.
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2013.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Editora Cultrix, 1979.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura. Educação & Realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MANSFIELD, Eric. La symbolique du regard. Paris: Publibook, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Isaac Matheus Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".