CONSTRUINDO PONTES PARA A TRAVESSIA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

EXPERIÊNCIAS DE UMA LIGA ACADÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120502202193

Palavras-chave:

Pandemia, covid19, Relações Comunidade Instituição

Resumo

Este artigo objetiva relatar a experiência da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental (LISAM), durante a pandemia do novo coronavírus. Trata-se de relato de experiência vivenciado pelos integrantes da LISAM. Com a pandemia do novo coronavírus e o fechamento das intuições de ensino, como forma de prevenção para que não houvesse a contaminação, a LISAM, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), encontrou barreiras para continuar com as atividades que compõe o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Diante do cenário, a Liga planejou e desenvolveu algumas atividades, com intuito de promover a saúde mental. Assim, desenvolveram-se criação de vídeos informativos e lives na página no Instagram, além da realização de evento on-line. Foi necessário reorganizar as atividades de ensino e pesquisas, tendo como base o cenário de crise sanitária. As Ligas Acadêmicas possibilitam aproximação dos estudantes com a comunidade, produzindo trocas de experiências e mais aprendizagem. A LISAM conseguiu, mesmo que de forma remota, cumprir o papel extensionista durante a pandemia. Foi possível reinventar e continuar com as atividades de ensino, pesquisa e extensão na pandemia. A travessia foi repleta de desafios e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina da Silva França, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA 

Aline Maria Melo Pinto , Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA 

 

Lídia Cristina Monteiro da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA 

Caio San Rodrigues , Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA 

Emília do Nascimento Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA 

Luena Brena Almeida da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do Curso de Pedagogia  da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA 

Referências

ARAGÃO, J. M. N. et al. The use of Facebook in health education: perceptions of adolescent students. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 2, abr. 2018.

ARAUJO, C. R. C. et al. Contribuição das Ligas Acadêmicas para Formação em Enfermagem. Enfermagem em Foco, v. 10, n. 6, 25 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução No. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da Lei No. 13.005/2014, que aprova o plano nacional de educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CAVALCANTE, A. S. P. et al. Em busca da definição contemporânea de “ligas acadêmicas” baseada na experiência das ciências da saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, 2021.

CUNHA, A. F. Contribuições da participação no NER – UDESC. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 5, n. 1, 1 jul. 2021.

FERNANDO, F.; MOUTINHO, B. Extensão universitária: uma luz na escuridão da pandemia de Covid-19. Intermedius Revista de Extensão da UNIFIMES, v. 1, n. 1, p. 63–72, 2021.

FERREIRA, D. A. V.; ARANHA, R. N.; DE SOUZA, M. H. F. O. Academic leagues: a Brazilian way to teach about cancer in medical universities. BMC Medical Education, v. 15, n. 1, 30 dez. 2015.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). O Plano Nacional de Extensão Universitária. Coleção Extensão Universitária, v. 1, p. 1–5, 2000.

GAMEIRO, N. Coronavírus e saúde mental. Tire suas dúvidas aqui! Disponível em: <https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/coronavirus-e-saude-mental-tire-suas-duvidas-aqui/>. Acesso em: 7 nov. 2021.

MÉLO, C. B. et al. A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, 3 mar. 2021.

OLIVEIRA, E. N. et al. Liga interdisciplinar em saúde mental : trilhando caminhos para a promoção em saúde. Saúde em Redes, v. 5, n. 3, p. 317–327, 2019.

OLIVEIRA, E. N. et al. Com a palavra os profissionais de saúde na linha de frente do combate à COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 20 jun. 2020a.

OLIVEIRA, E. N. et al. Projeto Vida em Quarentena: estratégia para promoção da saúde mental de enfermeiros diante da COVID-19. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 1.ESP, 3 ago. 2020b.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Ministério da Saude e OPAS iniciam campanha para promover a saúde mental no contexto da COVID-19. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6148:ministerio-da-saude-e-opas-iniciam-campanha-sobre-saude-mental-no-contexto-da-covid-19&Itemid=839>. Acesso em: 7 nov. 2021.

SILVA, A. F. L.; RIBEIRO, C. D. M.; SILVA JÚNIOR, A. G. Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 17, n. 45, jun. 2013.

SILVA, H. G. N.; SANTOS, L. E. S.; OLIVEIRA, A. K. S. Efeitos da pandemia do novo Coronavírus na saúde mental de indivíduos e coletividades. Journal of Nursing and Health, v. 10, n. 4, 15 maio 2020.

SILVEIRA, R. Z.; MIGUEL, M. C.; DEL MAESTRO, M. L. K. Extensão universitária no enfrentamento da COVID-19: a Universidade e o (re)configurar de projetos e ações. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 10, n. 1, 9 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

FRANÇA, Sabrina da Silva; PINTO , Aline Maria Melo; SILVA, Lídia Cristina Monteiro da; RODRIGUES , Caio San; SILVA, Emília do Nascimento; SILVA, Luena Brena Almeida da; OLIVEIRA, ELIANY NAZARÉ. CONSTRUINDO PONTES PARA A TRAVESSIA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: EXPERIÊNCIAS DE UMA LIGA ACADÊMICA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 93–106, 2023. DOI: 10.5965/259464120502202193. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/21253. Acesso em: 24 nov. 2024.