"O caminho se faz caminhando": experiência de integrantes de uma liga de saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v6i1.21596Palavras-chave:
Extensão Comunitária, Saúde Mental, UniversidadeResumo
Objetivou-se relatar a vivência de estudantes que participaram da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental. Trata-se de relato de experiência realizado com 35 estudantes que participaram da Liga. Os depoimentos foram organizados em cinco categorias de análise: experiências vivenciadas pelos integrantes da Liga; potências das ligas acadêmicas no processo de formação; articulação entre os três eixos do tripé universitário: extensão, ensino e pesquisa; desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais e impasses e limitações do projeto. Os ligantes explanaram desde o aprendizado aprofundado sobre saúde mental até as vivências por meio das extensões da Liga com a comunidade. Os relatos expressam grande desenvolvimento acadêmico, com aquisição de habilidades e competências construídas a partir do ensino, da pesquisa e extensão. Conclui-se que as ligas acadêmicas contribuem de forma efetiva para formação e qualificação dos futuros profissionais.
Downloads
Referências
CAVALCANTE, A. S. P. Ligas acadêmicas no ensino superior da área da saúde: potencialidades e fragilidades. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/k7qRfT6dmKPXk4Rx49TVBQw/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2021.
CEARÁ. Decreto Nº 33510 DE 16/03/2020. Decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus. Fortaleza: Palácio da Abolição. 2020. Disponível em:https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/DECRETO-N%C2%BA33.510-de-16-de-mar%C3%A7o-de-2020.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.
CHESANI, F. H. et al. A indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa: o tripé universitário. Revista Conexão UFPG, v. 13 n. 3, 2017. Disponível em: https://www.revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/9646. Acesso em: 16 nov. 2021.
DE CARVALHO E ARAÚJO, C. R. et al. Contribuição das ligas acadêmicas para formação em enfermagem. Enfermagem em Foco, v. 10, n. 6. p. 137-142. 2019. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2802. Acesso em: 12 jul. 2021.
DE CARVALHO E ARAÚJO, C. R. et al. A liga que deu liga: vivências no contexto da saúde da família. Sobral: Edições UVA. 2021. E-book. Disponível em: http://www.uvanet.br/edicoes_uva/gera_xml.php?arquivo=liga_que_deu_liga. Acesso em: 12 jul. 2021.
DE CARVALHO E ARAÚJO, C. R. et al. Contribuição das Ligas Acadêmicas para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Tendências da Enfermagem Profissional, v. 10, n. 3, p. 3-8, 2018. Disponivel em:http://www.coren-ce.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Contribui%C3%A7%C3%A3o-das-Ligas-Acad%C3%AAmicas-para-o-processo-ensino-aprendizagem-na-gradua%C3%A7%C3%A3o-em-enfermagem.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.
DE OLIVEIRA, A. N. et al. A atividade extensionista e sua importância na formação acadêmica e profissional de discentes: relatos de experiências. Avaliação: Processos e Políticas – v. 03. Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 19-33. Ebook. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65184. Acesso em: 12 jul. 2021.
EMPATIA. IN: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 2008-2021. Disponível em:https://dicionario.priberam.org/empatia. Acesso em: 16 nov. 2021.
ESTATUTO DA LIGA INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE MENTAL (LISAM). Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará, 2017.
KOGLIN, T.; KOGLIN, J. C. A importância da extensão nas universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 71-78, 7 jun. 2019. Disponível em:https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10658. Acesso em: 12 jul. 2021.
KUHN, C. E. S.; DE SIQUEIRA, F. R. P. S.; GOMES, A. C. F. Extensão universitária e desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes de engenharia de minas e geologia. Research, Society and Development, v. 8, n. 3, p. e3283730. 2019. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/730. Acesso em: 12 jul. 2021.
MINAYO, M. C.S. (Org.) O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8ed. São Paulo (SP): Hucitec-Abrasco, 2007.
OLIVEIRA, E. N.; DE ANDRADE. C. S. G.; LIMA, L. M. C. A liga interdisciplinar em saúde mental e suas contribuições em tempos de COVID-19. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 22, n. 2, p. 410-423. jun/dez 2020. Disponível em:https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14171/10124. Acesso em: 12 jul. 2021.
OLIVEIRA, E. N. et al. Liga interdisciplinar em saúde mental: trilhando caminhos para a promoção em saúde. Saúde em Redes. v. 8, n 3, p.5, 2019. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/2435. Acesso em: 04 dez. 2021
RESILIÊNCIA, IN: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 2008-2021. Disponível em:https://dicionario.priberam.org/resili%C3%AAncia. Acesso em: 16 nov. 2021.
SANTOS, A. B. Escuta qualificada como ferramenta de humanização do cuidado em saúde mental na Atenção Básica. APS EM REVISTA,, v. 1, n. 2, p. 170–179, 2019. DOI: https://doi.org/10.14295/aps.v1i2.23. Disponível em:https://apsemrevista.org/aps/article/view/23. Acesso em: 16 nov. 2021.
SILVA, R. M. G. da; CAMPANI, A.; NEGREIROS, J. G. Contribuição da extensão para uma docência universitária inovadora: um estudo a partir do programa de ligas da enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. esp2, p. 1615–1628, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13835. Disponível em:https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13835. Acesso em: 12 jul. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA. Resolução 03/2021 - CEPE. Dispõe sobre o credenciamento e funcionamento das ligas acadêmicas constituídas no âmbito da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral: Campus Betânia. Disponível em:http://www.uvanet.br/documentos/resolucao_1836fa06de75c32309baffc14b6ac742.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF. Instrutivo para elaboração de relato de experiência Estágio em Nutrição em Saúde Coletiva. 2020. Disponível em: http://www.ufjf.br/nutricaogv/files/2016/03/Orienta%C3%A7%C3%B5es-Elabora%C3%A7%C3%A3o-de-Relato-de-Experi%C3%AAncia.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021
YEA-HUEY YANG, G. et al. Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as múltiplas perspectivas sobre participar de uma liga acadêmica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 80-86. 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rbem/a/GyyP7rwpZpCN94xLRykYpVB/?format=pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.