O jogo bingo: uma abordagem lúdica no ensino de equações do primeiro grau

Autores

  • Larissa Gehrinh Borges Instituto Federal de São Paulo - campus Araraquara
  • Rodrigo Rosalis Instituto Federal de São Paulo - campus Araraquara

Resumo

Este relato resulta da aplicação de uma atividade matemática lúdica no Ensino Fundamental. Foi aplicada para alunos do 8ºano de uma escola estadual. A atividade foi pensada à luz de teóricos da área acadêmica da matemática, e buscamos vivenciar as contribuições de jogos enquanto recursos didáticos para o ensino da matemática. O jogo escolhido foi o Bingo. O objetivo principal da aplicação é auxiliar os alunos sobre conceitos pertinentes ao ano letivo corrente em que eles possuem algumas dificuldades que foram observadas previamente, como no conteúdo de equações de 1º grau e as regras de sinais envolvidas. Durante o jogo observamos como os alunos trabalharam suas dificuldades além de sua motivação. Durante a realização da atividade observou-se mudanças positivas de comportamento entre os alunos e, também, mudanças positivas relacionadas ao interesse pelo jogo utilizado e o desenvolvimento do conteúdo de equações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Gehrinh Borges, Instituto Federal de São Paulo - campus Araraquara

Graduanda em Licenciatura Matemática pelo IFSP-Araraquara

Rodrigo Rosalis, Instituto Federal de São Paulo - campus Araraquara

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2015-07-24

Como Citar

BORGES, Larissa Gehrinh; ROSALIS, Rodrigo. O jogo bingo: uma abordagem lúdica no ensino de equações do primeiro grau. Revista BOEM, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 107–115, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/6267. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência