Educação profissional e tecnológica e mulheres na gestão: uma perspectiva histórica do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0107Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, gênero, mulheres, documentário, produto educacionalResumo
O produto educacional apresentado nesse artigo trata-se de um documentário de aproximadamente 18 minutos, que aborda o conceito e origem da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e discorre sobre a história de uma instituição em específico situada no interior de Goiás, trazendo a participação das mulheres na gestão nos mais de 70 anos do campus como narrativa principal. O documentário tem por base a pesquisa documental desenvolvida durante o mestrado e utiliza de fotografias, documentos e vídeos curtos para sua construção. Este produto educacional foi elaborado pensando num público bastante diverso. Como trata-se de uma pesquisa voltada para um tema transversal, as relações de gênero, pode ser discutido em diversos contextos. O trabalho aqui apresentado foi construído no formato de um relato de experiência descrevendo o processo de discussão, formulação, aplicação e validação do produto educacional. A aplicação do produto ocorreu em ambiente virtual, atrelado a um curso curta duração ofertado via AVA Moodle par uma turma de alunos do curso de Pedagogia da UAB. Acredita-se após a validação do produto educacional que ele cumpre com seu propósito, ao trabalhar os conceitos de EPT e discutir as relações de gênero a partir da história do IF Goiano Campus Urutaí.
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