Pedagogia visual para estudantes surdos: uma sequência didática na perspectiva da educação inclusiva para as aulas de biologia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0120Palavras-chave:
vertebrados, pedagogia visual, surdos, libras, inclusãoResumo
O presente artigo apresenta detalhes de um Produto Educacional (PE) resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Trata-se de uma sequência didática (SD) embasada nos pressupostos metodológicos da engenharia didática de Michèle Artigue (1988), com o objetivo de analisar os aspectos culturais do universo surdo que podem ser aplicados no ensino de biologia, por meio da implementação de uma sequência didática na classe comum do ensino regular. Para tal, foi aplicada numa turma da 2ª série do ensino médio de um Colégio Estadual do Paraná. Contou com 29 participantes, sendo 26 alunos ouvintes, um aluno surdo, uma intérprete de Libras, e a professora regente da turma — primeira autora deste texto. A sequência didática foi organizada em quatro atividades, o conteúdo de estudo foi abordado considerando aspectos culturais do universo surdo, como a pedagogia visual (CAMPELLO, 2008) e a Libras, de modo a contribuir para a inclusão escolar e social do estudante surdo. Além disso, valeu-se do apoio de um minidicionário com os principais conceitos de vertebrados em Libras, buscando facilitar o acesso do estudante surdo ao vocabulário científico. Os resultados demonstraram o letramento visual dos discentes, que a SD permitiu consolidar os conhecimentos relacionados ao conteúdo de vertebrados, colocando os estudantes como protagonistas em sala de aula, com práticas que enriquecem as aulas e favorecem a imersão dos estudantes no universo surdo com o estreitamento de laços.
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Referências
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