Itinerário formativo: sensibilização ambiental na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0132Palavras-chave:
itinerário formativo, educação ambiental, novo ensino médioResumo
Este artigo apresenta um Produto Educacional, resultado de pesquisa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), e o contexto investigativo em que foi elaborado. A pesquisa que originou o produto teve como objetivo analisar as possíveis contribuições e potencialidades de um Itinerário Formativo (IF) da área das Ciências da Natureza envolvendo alunos da Educação Básica numa perspectiva ambiental, permitindo que os conhecimentos e os recursos gerados neste IF contribuam em ações individuais ou coletivas de mediação e intervenção sobre os problemas ambientais. As atividades realizadas aconteceram durante o período de doze semanas, sendo uma aula semanal de 50 minutos, guiadas pelo professor da turma. A proposta educacional foi o desenvolvimento de um IF com o objetivo de abordar uma temática variada sobre lixo e o seu processo de reciclagem, enfatizando situações sociais referentes à temática, a partir das habilidades na Base Nacional Comum Curricular. O procedimento para o desenvolvimento deste produto foi a pesquisa participante, de objetivo descritivo e abordagem qualitativa. Na análise interpretativa-construtiva, os resultados da aplicação do IF revelam contribuições para a formação dos alunos, notando-se um expressivo interesse e curiosidade manifestados por eles em relação a cada temática discutida, o que despertou um genuíno interesse pelas questões ambientais abordadas. Ao término, espera-se que este produto educacional possa ser disseminado em outras instituições escolares, permitindo que os professores desenvolvam IF que não apenas ofereçam uma diversidade de atividades e ações no contexto da Educação Ambiental, mas facilitem a formação de indivíduos reflexivos.
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