A produção de vídeos digitais como uma possibilidade de prática avaliativa
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0301Palavras-chave:
vídeos digitais, prática avaliativa, estágio docência, imagem pública da matemáticaResumo
O objetivo deste ensaio sobre vídeos como forma de avaliação é apresentar a produção de vídeos digitais como uma possibilidade de prática avaliativa em cursos de licenciatura. A partir da experiência no estágio docência desenvolvido pelo Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior (PAADES) da Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro/SP, vivenciamos junto a uma turma do curso de Matemática da referida instituição, a experiência de acompanhar o desenvolvimento da produção de vídeos com conteúdos matemáticos pelos alunos e posterior apresentação das produções, sendo que as mesmas foram avaliadas e compuseram a nota final da disciplina. Como resultados, destacamos a participação, criatividade e engajamento dos alunos no processo da produção de vídeos. Consideramos que, mais que uma forma de avaliação, essa atividade demonstra a importância do modo como conteúdos matemáticos podem ser apresentados, bem como da constituição da aprendizagem matemática pelos alunos ao participar de coletivos de aprendizagem, além de esta prática proporcionar o papel de modificar a imagem pública da Matemática.
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