Integrando recursos semióticos na produção de vídeos matemáticos: análise de um vídeo produzido por alunos dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0201Palavras-chave:
produção de vídeo, conhecimento matemático, multimodalidade, recursos semióticosResumo
O artigo relata uma experiência de produção de vídeo matemático por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar, no vídeo produzido, de que maneira os estudantes usaram e integraram recursos semióticos para comunicar os conhecimentos matemáticos. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. A análise foi realizada a partir da Teoria Sistêmico Funcional - Análise do Discurso Multimodal, que permite, além de investigar a relação entre os elementos visuais, verbais e sonoros presentes nesse tipo de mídia, também compreender como esses elementos se relacionam e contribuem para a construção do significado geral do vídeo. Esta análise nos permite identificar as estratégias de comunicação utilizadas pelos alunos, como também compreender o efeito desses recursos na compreensão dos conceitos matemáticos pelos espectadores. Na análise do vídeo produzido, a combinação dos recursos semióticos, como sons, imagens, símbolos matemáticos, gestos, cores, linguagem escrita e oral, revela uma abordagem multimodal que procura comunicar os conceitos matemáticos de uma forma cativante e significativa.
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