Tecnologias Digitais na Formação de Professores com ênfase na Produção de Cartoons

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0114

Palavras-chave:

tecnologias digitais, cartoons, formação docente

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo investigar a percepção dos professores em relação à produção e à utilização de cartoons digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, convidamos professores de Ciências e de Matemática da rede pública de ensino do município de Tangará da Serra-MT para uma formação sobre produção de cartoons. Do ponto de vista pedagógico, o intuito foi discutir possibilidades de uso das Tecnologias Digitais (TD) nas práticas pedagógicas. Teoricamente, nos apoiamos nos autores que discutem tecnologias digitais, formação de professores e o uso dos cartoons nos processos de ensino e de aprendizagem. Quanto à metodologia adotada, optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos e procedimentos de produção de dados questionários abertos, entrevistas e observação participante.  Os resultados indicaram que os cartoons podem contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem, como uma alternativa para possibilitar a integração das Tecnologias Digitais (TD) nas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; JUNIOR, N. R. C. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.

BORBA, M.C.; SOUTO, D.L.P.; CUNHA, J.F.T.; DOMINGUES, N.S. Humans-with-media: twenty-five years of a theoretical construct in mathematics education. In: PEPIN, B.; GUEUDET, G.; CHOPPIN, J. (eds.). Handbook of digital resources in mathematics education. Cham: Springer International Publishing, 2023. p. 1-26. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-95060-6_7-1. Acesso em: 01 mar. 2024.

BORBA, M. C. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. In: BORBA, M. C.; SILVA, R. S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção tendência em educação matemática).

BORBA, M. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção matemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2001, Curitiba. Anais [...]. [Curitiba]: UTP, 2001. v. 1. p. 135-146.

BORBA, M. C.; LACERDA, H. D. G. Políticas públicas e tecnologias digitais: um celular por aluno. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 490-507, 2015.

COSTA, R. F. Aprendizagem da matemática com cartoons: qual o papel das tecnologias digitais? 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Câmpus de Barra do Bugres, UNEMAT, 2017. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/ROSIC%A7%81CIA_FLOR%A7%8ANCIO_COSTA.pdf. Acesso em: 01 mar. 2018.

COSTA, R. F.; SOUTO, D. L. P. Cartoons no ensino da matemática: limites e possibilidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais [...]. [São Paulo]: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6078_3004_ID.pdf. Acesso: 30 mar. 2019.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed,2007.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez. 2003.

KENSKI, V. M. Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (ABED), 12., 2005, Florianópolis. Anais [...]. Recife.: ENDIPE. 2006. p. 71-80. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/030tcA18.pdf. Acesso em: 30 abr. 2018.

MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MERCADO, L. P. Uma experiência em formação de professores a distância: o curso TV na Escola e os Desafios de Hoje. In: MERCADO, L. P.; KULLOK, M. B. Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: Edufal, 2004. p. 119-150.

OLIVEIRA, G. P.; MARCELINO, S. B. Estratégias didáticas com o software Super Logo: adquirir fluência e pensar com tecnologias em Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 816-842, 2015.

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 8., 2005, Águas de Lindóia. Anais [...]. São Paulo: Fapesp, 2007. (Modos de ser educador: artes e técnicas ciências e políticas ). Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/140112. Acesso em: 10 maio 2024.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the Horizon, [s. l.]: NCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-6, out. 2001. Disponível em: https://mundonativodigital.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/06/texto1nativosdigitaisimigrantesdigitais1-110926184838-phpapp01.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.

SANTOS, P. A. S. Intertoons: interdisciplinaridade-com-cartoons durante o ensino remoto emergencial no ensino fundamental em Mato Grosso Novo do Parecis-MT. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Unemat, Barra do Bugres, 2022.

SOARES, D. S.; SOUTO, D. L. P. Tensões no processo de análise de modelos em um curso de cálculo diferencial e integral. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, [Belém do Pará], v. 17, p. 44-74, set./dez. 2014.

SOUTO, D. L. P. Transformações expansivas em um curso de educação matemática a distância online. 2013. 281f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.

SOUTO, D. L. P.; BORBA, M. C. Seres humanos-com-internet ou internet-com seres humanos: uma troca de papéis? Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, [s. l.] v. 19, n. 2, p. 217-242, 2016.

VILLARREAL, M. Tecnologías y educación matemática: necesidad de nuevos abordajes para la enseñanza. Revista inovación y experiências, [Córdoba], 2012, v. 3, n. 5, p. 73-94.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

SANTOS, Pamella Aleska da Silva; SANTOS, Elisângela Rodrigues dos; SOUTO, Daise Lago Pereira. Tecnologias Digitais na Formação de Professores com ênfase na Produção de Cartoons. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0114, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0114. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0114. Acesso em: 21 nov. 2024.