Tecnologias Digitais na Formação de Professores com ênfase na Produção de Cartoons
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0114Palavras-chave:
tecnologias digitais, cartoons, formação docenteResumo
Neste artigo, temos como objetivo investigar a percepção dos professores em relação à produção e à utilização de cartoons digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, convidamos professores de Ciências e de Matemática da rede pública de ensino do município de Tangará da Serra-MT para uma formação sobre produção de cartoons. Do ponto de vista pedagógico, o intuito foi discutir possibilidades de uso das Tecnologias Digitais (TD) nas práticas pedagógicas. Teoricamente, nos apoiamos nos autores que discutem tecnologias digitais, formação de professores e o uso dos cartoons nos processos de ensino e de aprendizagem. Quanto à metodologia adotada, optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos e procedimentos de produção de dados questionários abertos, entrevistas e observação participante. Os resultados indicaram que os cartoons podem contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem, como uma alternativa para possibilitar a integração das Tecnologias Digitais (TD) nas práticas pedagógicas.
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