Vídeos Digitais para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0104

Palavras-chave:

pensamento computacional, função polinomial do primeiro grau, educação básica, software scratch, BNCC

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta que é imprescindível o uso de mais linguagens digitais na escola, mais especificamente no ensino e aprendizagem de Matemática. Dentre as possibilidades, a BNCC traz o Pensamento Computacional (PC), habilidade que está associada ao desenvolvimento de um pensamento crítico e orientado para a resolução de problemas que partem da decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e criação de algoritmos para a solução destes. Este artigo objetiva apresentar o processo de planejamento e de desenvolvimento de um conjunto de Recursos Educacionais Digitais (RED) no formato de vídeos digitais, que formam o curso “PC-cratch”, visando a desenvolver o PC dos alunos mediante a resolução de problemas que envolvam Função Polinomial do Primeiro Grau solucionados através do software Scratch. Ademais, busca apresentar os resultados obtidos na aplicação do primeiro RED a uma turma do 1° ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Logística da Escola Estadual Senador Levindo Coelho, situada no município de Ubá – MG. Como resultados da aplicação do primeiro RED, observou-se uma mudança na linguagem dos alunos sobre a habilidade do PC antes e após a utilização do RED. Em relação ao processo de planejamento e desenvolvimento dos RED, seguimos a Metodologia do Objeto de Aprendizagem (MOA), onde cada produção passou pelas cinco fases: análise, projeto, implementação, revisão, submissão/publicação. Por conseguinte, espera-se que este artigo sirva de subsídios aos futuros pesquisadores que buscam trabalhos relacionados a essa temática, principalmente no desenvolvimento de RED.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRERE, Eduardo. Uso de vídeos como objetos de aprendizagem no curso de licenciatura em computação da UFJF: um relato de experiência. Lynx, [s. l.] v. 1, p. 31-39, 2021.

BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

CUNHA, Talita Amaral. O que é o pensamento computacional? [S. l.: s. n.], 29 ago. 2023a. 1 vídeo (11 min.). Publicado pelo canal Talita Amaral. Disponível em: https://youtu.be/rV1Ce9UNX78. Acesso: 28 fev. 2024.

CUNHA, Talita Amaral. Conheça o Scratch. [S. l.: s. n.], 29 ago. 2023b. 1 vídeo (9 min.). Publicado pelo canal Talita Amaral. Disponível em: https://youtu.be/q7XZFnuDDKw. Acesso: 28 fev. 2024.

CUNHA, Talita Amaral. Programação no Scratch e sua relação com o pensamento computacional. [S. l.: s. n.], 29 ago. 2023c . 1 vídeo (12 min.). Publicado pelo canal Talita Amaral. Disponível em: https://youtu.be/4PXenO0YeZ0. Acesso: 28 fev. 2024.

CUNHA, Talita Amaral. Outra programação no Scratch e sua relação com o pensamento computacional. [S. l.: s. n.], 05 dez. 2023d. 1 vídeo (12 min.). Publicado pelo canal Talita Amaral. Disponível em: https://youtu.be/NX5xkl4TLBA. Acesso em: 28 fev. 2024.

CUNHA, Talita Amaral. Mais uma programação no Scratch e sua relação com o pensamento computacional. [S. l.: s. n.], 05 dez. 2023f. 1 vídeo (12 min.). Publicado pelo canal Talita Amaral. Disponível em: https://youtu.be/M63CwtF0QxI. Acesso em: 28 fev. 2024.

DEMO, Pedro. Saber pensar. Revista da ABENO, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 75-79, jan./jun. 2005. Disponível em: http://abeno.org.br/ckfinder/userfiles/files/revista-abeno-2005-1.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.

IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de matemática elementar: conjuntos, funções. 9. ed. São Paulo: Atual, 2013.

OLIVEIRA, Paulo. O raciocínio matemático à luz de uma epistemologia. Educação e Matemática, Lisboa, n. 100, p. 3-9, 2008.

PAPERT, Seymour. LOGO: computadores e educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

PONTE, João Pedro da; QUARESMA, Marisa; MATA-PEREIRA, Joana. Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Educação e Matemática, Lisboa, n. 156, p. 7-11, 2020.

RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: Penso Editora, 2020.

RODRIGUES, William Costa. Metodologia científica. Paracambi: Faetec/IST, 2007. p. 2-20.

SCORTEGAGNA, Liamara. Objetos de aprendizagem. 1 ed. Juiz de Fora: CEAD, 2016. v. 1. 105 p.

SCRATCH. Criando um projeto. [s. l.], 2007. Disponível em: https://Scratch.mit.edu/projects/editor/?tutorial=getStarted. Acesso em: 01 mar. 2024.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

VEIGA, Priscila de Paiva Martins ; BARRÉRE, Eduardo. Utilização de vídeos interativos como objetos de aprendizagem para o ensino de trigonometria. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), São Paulo, v. 13, p. 1-22, 2022.

WILEY, David A. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, David A. (org.). The instructional use of learning objects. Bloomington: Association for Educational Communications and Technology, 2000. p. 3-23.

WING, Jeanette Marie. A conversation about computational thinking. Chapter, [s. l.], v. 8, p. 127-140, 2019.

WING, Jeanette Marie. Computational Thinking. Communications of ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33-36, 2006.

WING, Jeanette Marie. Research notebook: computational thinking: what and why. The link magazine, [s. l.], v. 6, n.p, 2011.

WING, Jeannette Marie. Computational thinking’s influence on research and education for all. Italian Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 25, n. 2, p. 7-14, 2017.

WING, Jeannette Marie; STANZIONE, Dan. Progress in computational thinking, and expanding the HPC community. Communications of the ACM, New York, v. 59, n. 7, p. 10-11, 2016

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

ARAÚJO, Talita Amaral Cunha; SCORTEGAGNA, Liamara; BARRERÉ, Eduardo. Vídeos Digitais para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0104, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0104. Acesso em: 21 nov. 2024.