Matemática com a Sala de Aula Invertida: uma experiência com edpuzzle
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0103Palavras-chave:
metodologias ativas, ensino de matemática, vídeos, sala de aula invertida, edpuzzleResumo
Esse artigo se apresenta como parte de uma pesquisa que versa sobre a influência das metodologias ativas, a saber a sala de aula invertida, no ensino aprendizagem da matemática. Assim, este relata uma experiência com o uso de vídeo na plataforma edpuzzle, no referido componente curricular, tendo como objetivo verificar a eficiência resultante do uso das metodologias ativas aplicadas na ministração de conteúdos matemáticos. No tocante aos aspectos metodológicos adotou-se a pesquisa descritiva e comparativa de corte longitudinal, com enfoque misto, realizada em forma de pesquisa ação onde possibilitou um estudo de uma situação social com o objetivo de melhorar a qualidade da ação desenvolvida em seu interior. Como participantes da pesquisa, tivemos 35 (trinta e cinco) estudantes e 4 (quatro) professores de matemática da Erem Fábio da Silveira Barros. Com a finalidade de obter às respostas acerca dos questionamentos abordados, utilizamos como instrumentos para coleta de dados o questionário para os estudantes, entrevista para os professores, observação participante e análise documental. Assim, percebeu-se que os resultados dessa investigação mostraram contribuições significativas dessa metodologia para o ensino da matemática. Dessa forma a pesquisa permitiu aos estudantes um olhar diferenciado para a aprendizagem matemática, proporcionando a interação do conteúdo com a realidade e ser protagonista de uma aprendizagem significativa.
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