Concepções dos estudantes sobre problemas nas aulas de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0001

Palavras-chave:

ensino de matemática, ensino fundamental, ensino médio, problemas matemáticos, resolução de problemas

Resumo

Na vida cotidiana, constantemente as pessoas se deparam com problemas a serem resolvidos, assim como no contexto educacional. Nesse sentido, a fim de revelar como a Resolução de Problemas vem sendo abordada nas aulas de matemática, este estudo objetiva identificar e analisar concepções que estudantes apresentam sobre problemas matemáticos. A investigação foi realizada no primeiro semestre do ano de 2021, com o total de 96 estudantes, de turmas dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, de duas escolas públicas no estado de Santa Catarina, Brasil. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva, sendo os procedimentos adotados constituídos por uma investigação-ação. Para a coleta de dados, os estudantes foram solicitados a responderem um questionário relacionado com os sentidos atribuídos aos problemas utilizados nas aulas de Matemática, e os dados foram analisados com base em investigações que constituem a fundamentação teórica da pesquisa. Como resultados obtidos, destaca-se que, apesar dos estudantes manifestarem uma concepção geral do que seriam problemas em diferentes contextos, quando se referem aos problemas estudados no âmbito escolar, eles os conceitualizam como sendo processos mecânicos, pautados na repetição e memorização. Além disso, existe uma disparidade no sentido de tipos de problemas que são abordados nas aulas de Matemática e os tipos de problemas que os estudantes gostariam de resolver. Assim sendo, a investigação trouxe um panorama geral quanto à concepção que os estudantes apresentam sobre problemas matemáticos.

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Biografia do Autor

Leonardo Cristiano Gieseler, Escola Internacional de Santa Catarina (EIU Blumenau)

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2020). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na Universidade Regional de Blumenau e Professor de Mathematics na Escola Internacional de Santa Catarina (EIU Blumenau). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, pesquisando atualmente na área da proposição e resolução de problemas.

Bruno Schneider, Rede Municipal de ensino de Blumenau

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2020). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na Universidade Regional de Blumenau e Professor de Matematica da Rede Municipal de ensino de Blumenau.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, pesquisando atualmente na área deresolução de problemas.

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado de Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2006), mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma universidade (2011) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é pós-doutoranda em Ensino de Ciências, com supervisão da profª Drª Norma S. G. Allevato, na Universidade Cruzeiro do Sul, é professora tempo integral do Departamento de Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, realizando e orientando pesquisas relacionadas com a Resolução de Problemas no ensino da Matemática.

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

GIESELER, Leonardo Cristiano; SCHNEIDER, Bruno; POSSAMAI, Janaína Poffo. Concepções dos estudantes sobre problemas nas aulas de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0001, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21924. Acesso em: 13 nov. 2024.