A inflação em livros de Matemática Financeira entre os anos de 1963 a 2000

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0005

Palavras-chave:

livro didático, matemática financeira, inflação

Resumo

O trabalho, a partir de análise de livros didáticos, editados entre os anos 1963 a 2000, visa apresentar como o tema inflação era abordado em livros de Matemática Financeira destinados ao ensino técnico e superior e sua relação com o momento histórico (político e econômico) na época em que foram editados. Parte-se da hipótese de que o ensino da Matemática Financeira, durante o período de maior inflação, deu relevância ao conteúdo. Para esse propósito, foram analisados livros didáticos a partir da perspectiva da história cultural e do livro didático. Ao final do estudo, percebeu-se que houve influência de grupos, que podem ter restringido a compreensão do problema da inflação, a partir do livro didático de Matemática Financeira.

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Biografia do Autor

João Vitor Baiak Trigo, Rede Estadual de Educação do Paraná

Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Matemática, Professor de Matemática de Educação Básica.

Liceia Alves Pires, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado em Educação, Professora da disciplina de Matemática Financeira, Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Paranaguá)/Paranaguá/Paraná/Brasil.

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia , Brasil

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

TRIGO, João Vitor Baiak; PIRES, Liceia Alves; GOUVEIA NETO, Sérgio Candido de. A inflação em livros de Matemática Financeira entre os anos de 1963 a 2000. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0005, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0005. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/19627. Acesso em: 13 nov. 2024.