Entre algébricos e transcendentes: uma experiência de ensino de números irracionais na formação inicial do professor de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0009

Palavras-chave:

números irracionais, números reais, formação de professores

Resumo

Há mais de um século, a comunidade acadêmica tem se preocupado com a formação de professores de Matemática, que acontece isolada da prática de sala de aula da escola básica por muitas vezes. Quando se trata dos números irracionais, a situação não é diferente. Na perspectiva de modificar esse cenário, objetivamos, neste relato de experiência, promover um debate sobre o conhecimento de conteúdo dos números irracionais, a partir da leitura de textos específicos e de uma atividade didática com alunos de uma universidade pública. O trabalho foi realizado com dezessete alunos da disciplina “Matemática na Escola”, dos quais quinze eram licenciandos e dois cursavam bacharelado. Em dois dias de intervenção, a observação colaborativa e as produções escritas dos alunos nas atividades propostas se constituíram como instrumentos para coleta de dados Ao tratar dos algébricos e transcendentes separadamente, evidenciamos que o conjunto dos irracionais possui uma divisão interna que o difere dos conjuntos dos naturais, inteiros e racionais. Assim, desvelamos tal heterogeneidade epistemológica e alertamos que essa, quando não observada, pode ocasionar dificuldades na aprendizagem dos estudantes na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Lauro Chagas e Sá, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Ifes e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. É professor efetivo do Ifes, lecionando em cursos técnicos e superiores do campus Vila Velha. Também atua como Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica do Ifes e como professor e orientador dos Cursos de Especialização em Educação, do Ifes/Cariacica, e em Ensino de Matemática, da Sead/Ufes.

Caroline Lima de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciatura e mestrado em Matemática (UFPA). Professora do Instituto de Matemática e membro do grupo de pesquisa e extensão do Projeto Fundão: Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual e Alunos Surdos (UFRJ). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT/UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre surdez e formação de professores de Matemática inclusivos.

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

SÁ, Lauro Chagas e; SOUZA, Caroline Lima de. Entre algébricos e transcendentes: uma experiência de ensino de números irracionais na formação inicial do professor de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0009, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/19035. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência