Otimização Discreta com Grafos no Ensino Médio

Autores

  • Vanessa Henriques Borges UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E COLÉGIO PEDRO II
  • Ivail Muniz Junior Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018206

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar o desenho de um produto educacional sobre combinatória e otimização, a partir de tarefas envolvendo otimização discreta com Grafos, voltado a sala de aula de matemática do Ensino Médio. Para isso, discutiremos as três etapas de desenvolvimento desse produto, que foram: (i) formulação de tarefas a partir de estudos recentes em educação matemática e das recomendações dos principais documentos curriculares vigentes no Brasil, aliadas às experiências curriculares de Portugal, Espanha e França sobre o tema, incluindo livros didáticos; (ii) implementação das tarefas com alunos de uma escola pública estadual na cidade Rio de Janeiro, Brasil; (iii) elaboração de um material didático para alunos – produto educacional – a partir dos resultados das etapas anteriores, incluindo uma investigação dos significados e conhecimentos produzidos pelos estudantes na fase de implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivail Muniz Junior, Colégio Pedro II

Matemática

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

BORGES, Vanessa Henriques; MUNIZ JUNIOR, Ivail. Otimização Discreta com Grafos no Ensino Médio. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 206–224, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11921. Acesso em: 5 nov. 2024.