Números complexos na aritmética da Emília? Uma leitura conceitual do termo números complexos a partir do contexto Histórico da Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06122018094Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o tema números complexos, assunto presente nas aritméticas do início do século XX. Nossa opção de análise pautou-se na intertextualidade entre os diferentes textos da época que arremetiam ao ensino de aritmética. Para tanto, foram considerados livros como a Aritmética da Emília de Monteiro Lobato, algumas Aritméticas de diferentes autores da época: de Trajano, de Irmão Isidoro Dumont, de Euclides Roxo e de Souza Lobo. Havia muitas diferenças entre os conceitos de números complexos entre as diversas aritméticas, ora aquelas que fugiam ao sistema métrico decimal, ora aquelas que mobilizavam duas unidades de medidas. Concluímos que, de uma forma geral, com o passar do tempo, tal assunto perdeu a razão de existir na cultura da matemática escolar, restando apenas resquícios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.