Contextualização e o Ensino de Matemática: uma análise das questões de matemática do vestibular da UEPA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X05092017081Resumen
A referida pesquisa tem como objetivo identificar e caracterizar as estratégias de contextualização utilizadas pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, nas questões de matemática em seu processo seletivo (PROSEL), no período de 2011 a 2015. No entanto, foram analisadas de acordo com Bardin (2009), o enunciado de 100 questões de matemática. Neste contexto, identificamos 6 (seis) grupos de estratégias utilizadas pela UEPA, sendo estas: Contextualização nas práticas sociais atuais; Contextualização em outras áreas do conhecimento; Contextualização na própria matemática; Contextualização na história da matemática; Contextualização em características regionais e “Pretextualização” e/ou Pseudo-contextualização. A estratégia que buscou aproximar os conhecimentos matemáticos com as práticas sociais atuais teve maior evidência (47%), em detrimento da busca por relação das características regionais no contexto das questões de matemática (6%). Observamos também que as estratégias aqui evidenciadas possibilita aos professores compreender de forma mais abrangente a contextualização no ensino de matemática.
Palavras-chave: Universidade do Estado do Pará; Ensino de matemática; Contextualização
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