Ensino de Matemática através da Resolução de Problemas: alguns aspectos orientadores para a prática docente

Autores/as

  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina.
  • Edilaine Regina dos Santos Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05082017051

Resumen

Neste artigo, a partir de uma revisão de literatura, destacamos aspectos que podem ser orientadores para a prática do professor no ensino de Matemática através da Resolução de Problemas. Para isso, apresentamos considerações a respeito do planejamento da tarefa matemática e das ações do professor na condução de uma aula nessa concepção de ensino. Com relação ao planejamento da tarefa, a literatura tem evidenciado que a escolha dela deve levar em conta fundamentalmente a matemática que o professor gostaria que seus alunos aprendessem, e, que a antecipação de possíveis resoluções pode auxiliar na condução do discurso com a turma. No que tange à condução da aula, a literatura tem apresentado sugestões tanto no que se refere a que ações o professor pode desenvolver durante o trabalho com os alunos quanto no que diz respeito a como pode desenvolvê-las. Dada a complexidade do ensino de Matemática através da Resolução de Problemas, consideramos que tais sugestões podem auxiliar professores no desenvolvimento de uma prática baseada nessa concepção de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina.

Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Área: Educação Matemática.

Edilaine Regina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina.

Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Área: Educação Matemática.

Publicado

2017-08-01

Cómo citar

TEIXEIRA, Bruno Rodrigo; SANTOS, Edilaine Regina dos. Ensino de Matemática através da Resolução de Problemas: alguns aspectos orientadores para a prática docente. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 51–71, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05082017051. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/8895. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos