Uma proposta de Educação Financeira com Jovens-Indivíduos-Consumidores (JIC’S)

Autores/as

  • André Bernardo Campos UFVJM
  • Marco Aurélio Kistemann Jr. UFJF

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa, de cunho qualitativo, cujo eixo central foi Educação Financeira. Nosso estudo tem como objetivo investigar a produção de significados para os resíduos de enunciação de estudantes do Ensino Médio em relação às situações-problemas financeiras apresentadas. Partindo de um projeto de extensão universitária, propomos situações-problemas e discussões sobre o tema, buscando provocar reflexões, bem como oferecer acesso a informações para a tomada de decisões de consumo. Para tal, fundamentamo-nos nas ideias da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose e no Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins. Nossa pesquisa ainda revelou uma considerável necessidade de se implementar ações junto aos estudantes, de forma a contribuir para a formação de cidadãos financeira e criticamente educados. E, para que isso se concretize, apresentamos um Curso de Extensão de Educação Financeira como produto educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Aurélio Kistemann Jr., UFJF

Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann  Junior
Federal University of Juiz de Fora (UFJF)
Director of the Brazilian Society of Mathematics Education-MG
Group Leader of the Financial-Economic Research in Mathematics Education (GRIFE/UFJF)
Postgraduate Program in Mathematics Education-Professional Master's in Mathematics Education
Department of Mathematics (ICE)-Room 408
BrazilTWITTER: @MARCOKISTEMANN(32) 91080105
Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário
Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
 

Publicado

2016-12-09

Cómo citar

CAMPOS, André Bernardo; KISTEMANN JR., Marco Aurélio. Uma proposta de Educação Financeira com Jovens-Indivíduos-Consumidores (JIC’S). Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 211–233, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/8858. Acesso em: 23 nov. 2024.