A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472)

Autores/as

  • Marina Oliveira Tavares Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05082017021

Resumen

Na pesquisa por uma aprendizagem mais eficiente, pesquisadores têm procurado meios que possibilitem ao aluno um conhecimento matemático pautado em competências que agregue novos rumos a educação matemática brasileira. Dentre essas possibilidades metodológicas podemos encontrar a Unidade Básica de Problematização - UBP, que é um flash de memória discursiva que descreve uma prática social num campo da atividade humana que, por algum motivo, é eleito como um objeto de problematização disciplinar. A UBP possibilita valorizar elementos tais como contexto, historicidade, informalidade e simplicidade que são aspectos importantes na prática escolar da Matemática, mostrando a importância da história e cultura da comunidade escolhida para a aplicação da problematização na educação. A UBP se utiliza de uma metodologia ativa, onde a partir de atividades investigativas o aluno se torna participante ativo no processo de construção de seu aprendizado. Nesse intuito, através da UBP, mostraremos que o papel do professor é estimular e permitir a discussão entre os alunos conduzindo-os se necessária, permitindo que os alunos examinem, reflitam e discutam sobre a historicidade e cultura matemática, realizando assim o exercício do pensar.  Neste artigo, mostrar-se uma proposta de UBP a partir de estudos feitos na obra Matemática Lúdica de Leon Battista. Dessa forma ao analisar a obra observam-se diversas práticas matemáticas históricas inseridas e estas será parte do objeto de pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marina Oliveira Tavares, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmica em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Educação Matemática, UBP- Unidades Básicas de Problematização, Formação de Professores e Ensino de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira é licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), tem mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é docente adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática. 

Publicado

2017-08-01

Cómo citar

TAVARES, Marina Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472). Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 21–36, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05082017021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/8697. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos