Representações temporais e o valor do dinheiro no tempo: conexões entre a Educação Financeira e o Ensino de Matemática
Resumen
O objetivo desse artigo é apresentar a ideia de representação temporal, cunhada em nossa pesquisa de doutorado, e analisar possíveis influências destas representações nas estratégias de estudantes de Ensino Médio quando analisam situações financeiras, incluindo as que culminem com a tomada de decisão, por meio de tarefas em ambientes escolares de aprendizagem. Para tanto, partindo das nossas concepções de educação financeira escolar e da noção de representação temporal, tomamos como ponto de partida uma situação financeira utilizada em nossa pesquisa para descrevermos o que são tais representações temporais. Utilizamos o modelo dos Campos Semânticos como apoio teórico-metodológico na análise da dinâmica da produção de significados dos estudantes para algumas dessas tarefas, para procurar entender o papel das representações temporais em suas estratégias de análise das situações financeiras apresentadas. Os resultados, obtidos a partir desses significados produzidos, indicam que as representações temporais podem contribuir para a análise de variadas situações financeiras, em diversos aspectos da dinâmica do processo, incluindo compreensão inicial do problema, constituição de objetos, as operações entre esses objetos e suas lógicas, a produção e validação dos resultados encontradosDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.