Representações temporais e o valor do dinheiro no tempo: conexões entre a Educação Financeira e o Ensino de Matemática

Autores/as

  • Ivail Muniz Junior COLÉGIO PEDRO II
  • Samuel Jurkiewicz COPPE-UFRJ

Resumen

O objetivo desse artigo é apresentar a ideia de representação temporal, cunhada em nossa pesquisa de doutorado, e analisar possíveis influências destas representações nas estratégias de estudantes de Ensino Médio quando analisam situações financeiras, incluindo as que culminem com a tomada de decisão, por meio de tarefas em ambientes escolares de aprendizagem. Para tanto, partindo das nossas concepções de educação financeira escolar e da noção de representação temporal, tomamos como ponto de partida uma situação financeira utilizada em nossa pesquisa para descrevermos o que são tais representações temporais. Utilizamos o modelo dos Campos Semânticos como apoio teórico-metodológico na análise da dinâmica da produção de significados dos estudantes para algumas dessas tarefas, para procurar entender o papel das representações temporais em suas estratégias de análise das situações financeiras apresentadas. Os resultados, obtidos a partir desses significados produzidos, indicam que as representações temporais podem contribuir para a análise de variadas situações financeiras, em diversos aspectos da dinâmica do processo, incluindo compreensão inicial do problema, constituição de objetos, as operações entre esses objetos e suas lógicas, a produção e validação dos resultados encontrados

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivail Muniz Junior, COLÉGIO PEDRO II

Professor Efetivo do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II, RJ, Brasil.

Professor Efetivo do Departamento de Matemática da Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento.

Doutorando da COPPE/PO - UFRJ.

 

 

Samuel Jurkiewicz, COPPE-UFRJ

Professor do Departamento de Engenharia Industrial da UFRJ

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Área: Pesquisa Operacional. COPPE/UFRJ

Publicado

2016-12-09

Cómo citar

MUNIZ JUNIOR, Ivail; JURKIEWICZ, Samuel. Representações temporais e o valor do dinheiro no tempo: conexões entre a Educação Financeira e o Ensino de Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 116–138, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/8649. Acesso em: 23 nov. 2024.