Discutindo sobre a Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumen
O presente trabalho teve como foco discutir qual o papel da educação financeira escolar frente à sociedade do consumo que vivemos. Diariamente, tem-se observado que o público infantil está sendo cada vez mais bombardeado por uma série de estímulos para que consumam mais. A mídia, com suas diversas mensagens e imagens, se aproveita para formar novos consumidores. Assim, nota-se, gradativamente, a construção de uma identidade social embasada nos bens materiais onde o “ter” vale mais que o “ser”. Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi discutir, com futuros professores, a importância de uma educação financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos promover uma reflexão sobre o papel da educação financeira nos Anos Iniciais; e apresentar propostas de atividades para um trabalho sobre educação financeira na sala de aula. Para efeito de coleta de dados, foram utilizados, como instrumentos, a pesquisa bibliográfica acerca da temática e a construção e realização de uma oficina pedagógica, com alunos do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal da Zona da Mata Mineira.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.