Materiais didáticos para o ensino e aprendizagem da geometria
Resumen
O presente texto tem o objetivo de responder a seguinte questão: como as vivências dos estudantes – no âmbito da própria linguagem – com materiais didáticos contribuem para o ensino e aprendizagem da geometria? Para tanto, analisamos como os estudantes interagem com os materiais, suas linguagens e como relacionam o conhecimento da geometria às suas vivências cotidianas. O estudo foi realizado com base na filosofia da linguagem de Wittgenstein. Para o uso dos materiais didáticos apoiamo-nos nas ideias de Lorenzato. Percebemos nos relatos dos estudantes o conceito negativo formulado por eles no âmbito das aulas de geometria – no sentido de não os instigarem para a aprendizagem. A interação com os materiais didáticos permitiu aos estudantes a percepção e compreensão de traços e formas geométricas muitas vezes não perceptíveis nos desenhos feitos na lousa pelo professor. A experiência relatada ocorreu no campus Timon do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) por meio da proposição de uma das oficinas na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – realizada no período de 20 a 23 de outubro de 2015.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.