O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da matemática: uma proposta envolvendo histórias em quadrinhos
Resumen
O artigo apresenta relato de experiência envolvendo análises a respeito da utilização de recursos lúdicos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica. Analisa que a ludicidade tem o caráter de enriquecer as práticas pedagógicas, estimulando o estudante a participar das atividades propostas, pesquisar, socializar seus acertos e erros e construir novas soluções para os desafios impostos por essas atividades. Destaca a criação de histórias envolvendo conteúdos da área de matemática, em especial a porcentagem. Por meio da utilização de recursos computacionais prontos e disponíveis gratuitamente no ambiente virtual da internet, foram desenvolvidas as atividades que tiveram como resultados, dentre outros, a maior percepção por parte dos estudantes sobre a importância do estudo de matemática, e que seu estudo pode se tornar mais envolvente e convidativo, além de auxiliar o docente a desmistificar a corrente ideia da inacessibilidade da área, servindo como um modo atraente de superar as dificuldades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.