O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da matemática: uma proposta envolvendo histórias em quadrinhos

Autores/as

  • Adriano Vargas Freitas Universidade Federal Fluminense
  • Karine Martins Barroso Pacheco Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

O artigo apresenta relato de experiência envolvendo análises a respeito da utilização de recursos lúdicos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica. Analisa que a ludicidade tem o caráter de enriquecer as práticas pedagógicas, estimulando o estudante a participar das atividades propostas, pesquisar, socializar seus acertos e erros e construir novas soluções para os desafios impostos por essas atividades. Destaca a criação de histórias envolvendo conteúdos da área de matemática, em especial a porcentagem. Por meio da utilização de recursos computacionais prontos e disponíveis gratuitamente no ambiente virtual da internet, foram desenvolvidas as atividades que tiveram como resultados, dentre outros, a maior percepção por parte dos estudantes sobre a importância do estudo de matemática, e que seu estudo pode se tornar mais envolvente e convidativo, além de auxiliar o docente a desmistificar a corrente ideia da inacessibilidade da área, servindo como um modo atraente de superar as dificuldades.

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Biografía del autor/a

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP)

Publicado

2015-07-24

Cómo citar

FREITAS, Adriano Vargas; PACHECO, Karine Martins Barroso. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da matemática: uma proposta envolvendo histórias em quadrinhos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 94–106, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/5900. Acesso em: 8 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência