Educação Ambiental Crítica para a abordagem da crise ambiental e da problemática da poluição plástica no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0104Palabras clave:
educação ambiental crítica, consciência ambiental, produto educacional, roteiros de aprendizagem, ensino médioResumen
A crise ambiental, resultante da dinâmica de exploração da natureza que se instaurou na sociedade industrial graças à incessante busca pela expansão do ciclo de produção e consumo, tem a geração e o descarte de resíduos como alguns de seus aspectos mais problemáticos. Nesse contexto, a poluição plástica assume papel de destaque, associado à quantidade exorbitante e crescente de resíduos plásticos despejada nos ecossistemas e à alta resistência apresentada pelo material. Portanto, em virtude da gravidade da situação e da demanda por propostas que favoreçam o desenvolvimento da consciência ambiental e a mudança de atitude dos estudantes, o produto educacional elaborado apresenta uma proposta de Educação Ambiental a partir de uma abordagem crítica, reflexiva e dialógica. O material didático-instrucional, composto por quatro roteiros de aprendizagem, foi aplicado com alunos de uma turma de segundo ano do Novo Ensino Médio de uma escola pública. A efetividade da proposta foi atestada a partir da observação da participação e do desempenho dos estudantes durante a realização das atividades e da comparação e Análise Textual Discursiva das respostas coletadas nos questionários aplicados antes e depois da implementação do produto educacional. Os resultados obtidos demonstraram o desenvolvimento da consciência ambiental possibilitado pelo aprofundamento da compreensão dos alunos acerca das questões sociais, políticas, econômicas e culturais envolvidas na crise ambiental e na problemática da poluição plástica.
Descargas
Citas
BRÜGGER, Paula. Educação ou Adestramento Ambiental? 3. ed. Chapecó: Argos, 2004.
BRITO, Daguinete Maria Chaves; FARIAS, Rosana Torrinha Silva de; SILVA, Eliane Aparecida Cabral da; CHAVES, Patrícia Rocha. Educação Ambiental e Geografia: a experiência na Escola Estadual Professora Maria Cristina Botelho Rodrigues, Porto Grande/AP. In: BRITO, Daguinete M. C.; SILVA, Eliane A. C. da; LANDIM NETO, Francisco O. (org.). Educação Ambiental no Ambiente Escolar. Macapá: UNIFAP, 2020.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A educação ambiental no Brasil. In: BRASIL, Ministério da Educação. Educação Ambiental no Brasil. Salto para o Futuro. Brasília: MEC, 2008.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo, Editora Cortez, 2014.
DAMÁZIO, Marcela Queiroz de França; COELHO, Carla Jeane Helfemsteller. A Educação Ambiental como promotora de Direitos Humanos. X Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2019, Sergipe. Anais, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2019.
FARIAS, Marcella Sarah Filgueiras. de; MENDONÇA, Andréa Pereira. Roteiros de Aprendizagem: orientações para elaboração de roteiros de aprendizagem. Manaus: 2019.
FERNANDES, Regiane Matozo; KATAOKA, Adriana Massaê; SURIANI-AFFONSO, Ana Lucia. A abordagem das macrotendências da Educação Ambiental em livros didáticos. Revista Valore, Volta Redonda, 2021.
FLORES, Brenda. Educação Ambiental Crítica e poluição plástica: promovendo a conscientização ambiental no Ensino Médio. Guaíba: Uergs, 2022.
FREIRE, Laísa Maria; SANTOS, Ana Paula Neves dos; MICELI, Bianca Sarpa. A educação ambiental nos conteúdos de ecologia de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Revista Práxis, Rio de Janeiro, dez. 2016.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Editora Peirópolis, 2000.
GEYER, Roland; JAMBECK, Jenna; LAW, Kara Lavender. Production, use, and fate of all plastics ever made. Science Advances, Washington, jul. 2017.
GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2013.
JAMBECK, Jenna; GEYER, Roland; WILCOX, Chris; SIEGLER, Theodore; PERRYMAN, Miriam; ANDRADY, Anthony; NARAYAN, Ramani; LAW, Kara Lavender. Plastic waste inputs from land into the ocean. Science, Washington, fev. 2015.
LEONARD, Annie; FOX, Louis; SACHS, Jonah. The Story of Stuff. [S.l.; s. n.], 22 abr. 2009. 1 vídeo (21 min 16 s). Publicado pelo canal The Story of Stuff Project.
MACIEL, Eloisa Antunes; ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. Macrotendências de Educação Ambiental e a formação de professores de Ciências. REPPE - Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, 2022.
MACLEOD, Matthew; ARP, Hans Peter; TEKMAN, Mine; JAHNKE, Annika. The global threat from plastic pollution. Science, Washington, jul. 2021
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 2003.
MOSER, Anderson de Souza; GREGÓRIO, Aline de; PIRES, Elocir Aparecida Correa; MOREIRA, Ana Lucia Olivo Rosas. Concepções de Ambiente e Educação Ambiental de Professores: o Padlet como uma ferramenta interativa. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, 2020.
OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, 2009.
PORTO, Patrícia Rosas; MUTIM, Avelar Luiz Bastos; SAMPAIO, Tereza Verena Melo da Paixão. Educação Ambiental, política de currículo e projeto político pedagógico. 40ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021, Pará. Anais, Universidade Federal do Pará, Pará, set./out. 2021.
QUINTAS, José Silva. Educação no processo de gestão ambiental. In: BRASIL, Ministério da Educação. Educação Ambiental no Brasil. Salto para o Futuro. Brasília: MEC, 2008.
SANTILLI, Juliana. Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultural. São Paulo: Editora Peirópolis, 2005.
UNEP - United Nations Environment Programme. From Pollution to Solution: a global assessment of marine litter and plastic pollution (Synthesis). A Global Assessment of Marine Litter and Plastic Pollution (Synthesis). Nairobi, 2021.
VAILANT, Cynthia Cabral Rodrigues; SOUZA, Marta João Francisco Silva. Características dos produtos educacionais desenvolvidos nos mestrados profissionais da região centro-oeste do Brasil. XIII Semana de Licenciatura, 2016, Goiás. Anais, Instituto Federal de Goiás, Goiás, 2016.
WIT, Wijnand de; HAMILTON, Adam; SCHEER, Rafaella; STAKES, Thomas; ALLAN, Simon. Solucionar a Poluição Plástica: transparência e responsabilização. Gland: WWF – Fundo Mundial para a Natureza, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.