Educação Ambiental Crítica para a abordagem da crise ambiental e da problemática da poluição plástica no Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0104

Palabras clave:

educação ambiental crítica, consciência ambiental, produto educacional, roteiros de aprendizagem, ensino médio

Resumen

A crise ambiental, resultante da dinâmica de exploração da natureza que se instaurou na sociedade industrial graças à incessante busca pela expansão do ciclo de produção e consumo, tem a geração e o descarte de resíduos como alguns de seus aspectos mais problemáticos. Nesse contexto, a poluição plástica assume papel de destaque, associado à quantidade exorbitante e crescente de resíduos plásticos despejada nos ecossistemas e à alta resistência apresentada pelo material. Portanto, em virtude da gravidade da situação e da demanda por propostas que favoreçam o desenvolvimento da consciência ambiental e a mudança de atitude dos estudantes, o produto educacional elaborado apresenta uma proposta de Educação Ambiental a partir de uma abordagem crítica, reflexiva e dialógica. O material didático-instrucional, composto por quatro roteiros de aprendizagem, foi aplicado com alunos de uma turma de segundo ano do Novo Ensino Médio de uma escola pública. A efetividade da proposta foi atestada a partir da observação da participação e do desempenho dos estudantes durante a realização das atividades e da comparação e Análise Textual Discursiva das respostas coletadas nos questionários aplicados antes e depois da implementação do produto educacional. Os resultados obtidos demonstraram o desenvolvimento da consciência ambiental possibilitado pelo aprofundamento da compreensão dos alunos acerca das questões sociais, políticas, econômicas e culturais envolvidas na crise ambiental e na problemática da poluição plástica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Brenda Flores, Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Mestre em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Licenciada em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), professora de Física e educadora ambiental no Ensino Médio da Rede Pública Estadual Gaúcha, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Gladis Falavigna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho (UMINHO), Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), professora pesquisadora convidada na Universidade da Boêmia Ocidental (UWB), professora colaboradora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Citas

BRÜGGER, Paula. Educação ou Adestramento Ambiental? 3. ed. Chapecó: Argos, 2004.

BRITO, Daguinete Maria Chaves; FARIAS, Rosana Torrinha Silva de; SILVA, Eliane Aparecida Cabral da; CHAVES, Patrícia Rocha. Educação Ambiental e Geografia: a experiência na Escola Estadual Professora Maria Cristina Botelho Rodrigues, Porto Grande/AP. In: BRITO, Daguinete M. C.; SILVA, Eliane A. C. da; LANDIM NETO, Francisco O. (org.). Educação Ambiental no Ambiente Escolar. Macapá: UNIFAP, 2020.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A educação ambiental no Brasil. In: BRASIL, Ministério da Educação. Educação Ambiental no Brasil. Salto para o Futuro. Brasília: MEC, 2008.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo, Editora Cortez, 2014.

DAMÁZIO, Marcela Queiroz de França; COELHO, Carla Jeane Helfemsteller. A Educação Ambiental como promotora de Direitos Humanos. X Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2019, Sergipe. Anais, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2019.

FARIAS, Marcella Sarah Filgueiras. de; MENDONÇA, Andréa Pereira. Roteiros de Aprendizagem: orientações para elaboração de roteiros de aprendizagem. Manaus: 2019.

FERNANDES, Regiane Matozo; KATAOKA, Adriana Massaê; SURIANI-AFFONSO, Ana Lucia. A abordagem das macrotendências da Educação Ambiental em livros didáticos. Revista Valore, Volta Redonda, 2021.

FLORES, Brenda. Educação Ambiental Crítica e poluição plástica: promovendo a conscientização ambiental no Ensino Médio. Guaíba: Uergs, 2022.

FREIRE, Laísa Maria; SANTOS, Ana Paula Neves dos; MICELI, Bianca Sarpa. A educação ambiental nos conteúdos de ecologia de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Revista Práxis, Rio de Janeiro, dez. 2016.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Editora Peirópolis, 2000.

GEYER, Roland; JAMBECK, Jenna; LAW, Kara Lavender. Production, use, and fate of all plastics ever made. Science Advances, Washington, jul. 2017.

GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

JAMBECK, Jenna; GEYER, Roland; WILCOX, Chris; SIEGLER, Theodore; PERRYMAN, Miriam; ANDRADY, Anthony; NARAYAN, Ramani; LAW, Kara Lavender. Plastic waste inputs from land into the ocean. Science, Washington, fev. 2015.

LEONARD, Annie; FOX, Louis; SACHS, Jonah. The Story of Stuff. [S.l.; s. n.], 22 abr. 2009. 1 vídeo (21 min 16 s). Publicado pelo canal The Story of Stuff Project.

MACIEL, Eloisa Antunes; ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. Macrotendências de Educação Ambiental e a formação de professores de Ciências. REPPE - Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, 2022.

MACLEOD, Matthew; ARP, Hans Peter; TEKMAN, Mine; JAHNKE, Annika. The global threat from plastic pollution. Science, Washington, jul. 2021

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 2003.

MOSER, Anderson de Souza; GREGÓRIO, Aline de; PIRES, Elocir Aparecida Correa; MOREIRA, Ana Lucia Olivo Rosas. Concepções de Ambiente e Educação Ambiental de Professores: o Padlet como uma ferramenta interativa. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, 2020.

OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, 2009.

PORTO, Patrícia Rosas; MUTIM, Avelar Luiz Bastos; SAMPAIO, Tereza Verena Melo da Paixão. Educação Ambiental, política de currículo e projeto político pedagógico. 40ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021, Pará. Anais, Universidade Federal do Pará, Pará, set./out. 2021.

QUINTAS, José Silva. Educação no processo de gestão ambiental. In: BRASIL, Ministério da Educação. Educação Ambiental no Brasil. Salto para o Futuro. Brasília: MEC, 2008.

SANTILLI, Juliana. Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultural. São Paulo: Editora Peirópolis, 2005.

UNEP - United Nations Environment Programme. From Pollution to Solution: a global assessment of marine litter and plastic pollution (Synthesis). A Global Assessment of Marine Litter and Plastic Pollution (Synthesis). Nairobi, 2021.

VAILANT, Cynthia Cabral Rodrigues; SOUZA, Marta João Francisco Silva. Características dos produtos educacionais desenvolvidos nos mestrados profissionais da região centro-oeste do Brasil. XIII Semana de Licenciatura, 2016, Goiás. Anais, Instituto Federal de Goiás, Goiás, 2016.

WIT, Wijnand de; HAMILTON, Adam; SCHEER, Rafaella; STAKES, Thomas; ALLAN, Simon. Solucionar a Poluição Plástica: transparência e responsabilização. Gland: WWF – Fundo Mundial para a Natureza, 2019.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

FLORES, Brenda; FALAVIGNA, Gladis. Educação Ambiental Crítica para a abordagem da crise ambiental e da problemática da poluição plástica no Ensino Médio. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0104, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24880. Acesso em: 19 nov. 2024.

Número

Sección

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias