Hackathons educacionais como processo para concepção de projetos integradores no Ensino Médio Profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0142Palabras clave:
Hackathon, design thinking, projeto integradorResumen
Hackathons educacionais são eventos intensos de curta duração que estimulam o desenvolvimento de diversas habilidades essenciais para o sucesso no mercado de trabalho. Exemplo dessas habilidades incluem o trabalho em equipe, criatividade, resolução de problemas reais e autorregulação. O objetivo desses eventos encontrar soluções para problemas postos por algum stakeholder. Quando aliados à abordagem de Design Thinking, têm o potencial de promover a interdisciplinaridade e criação de soluções centradas no usuário. Este trabalho apresenta um processo e a realização de um hackathon educacional para concepção de projetos integradores no Ensino Médio Profissionalizante com foco em problemas reais vivenciados pelos estudantes no cotidiano escolar. Como resultado, as equipes compostas por estudantes apresentaram nove projetos sobre inclusão de pessoas com deficiência que foram desenvolvidos durante o semestre seguinte.
Descargas
Citas
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRISCOE, Gerard; MULLIGAN, Catherine. Digital innovation: The hackathon phenomenon. Number 6. Creativeworks London Working Paper, 2014.
BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.
CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea. Design Thinking: na educação presencial, a distPância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016.
GAMA, Kiev; ALENCAR, Breno; CALEGARIO, Filipe; NEVES, André; ALESSIO, Pedro. A hackathon methodology for undergraduate course projects. In: 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE, 2018. p. 1-9.
PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis. Design Thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. 1 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
RODRIGUES, Renato Tadeu. Panorama de hackathons no Brasil. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de São Carlos, 2019
STICKDORN Marc; SCHNEIDER, Jakob. Isto é Design Thinking de Serviços: fundamentos - ferramentas - casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
VALENÇA, George. SANTOS, Rodrigo. Como organizar hackathons inclusivas? In: Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre: SBC, p. 1–2, 2022.
VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K.; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.