Ensino de função exponencial com a metodologia de resolução de problemas: relato de uma prática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0108Palabras clave:
educação matemática, metodologia de resolução de problemas, prática docenteResumen
O presente artigo apresenta o produto educacional gerado a partir da pesquisa intitulada “Ensino de Função Exponencial com a Metodologia de Resolução de Problemas: Relato de uma Prática”, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). O produto educacional é uma página no Facebook composta pelas atividades aplicadas, sugestões de atividades, relatos das atividades, vídeos das resoluções das atividades relatos das práticas da aplicação das situações-problemas sobre função exponencial através da resolução de problemas, resoluções das atividades, vídeos e sugestões de problemas para aplicações e sugestões de vídeos, cujo objetivo é compartilhar experiências e trocar informações, motivar e incentivar educadores em suas práticas. A concepção do produto educacional teve por objetivo contribuir com a prática docente do professor em serviço, tanto nas aulas de matemática quanto na sua vida profissional. Na página “Facebook”, são descritas as atividades que foram aplicadas em sala de aula por meio da metodologia Metodologia de Resolução de Problemas, baseada nos estudos das pesquisadoras Lourdes de la Rosa e Norma Suely Gomes Allevato, que foram aplicadas em sala de aula juntamente com os objetos do Geogebra.
Descargas
Citas
GEOGEBRA, 2016. Disponível em: https://www.geogebra.org. Acesso em 03. mai. 2018.
ONUCHIC, Loudes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas – Aritmética, Álgebra e Geometria. In: Anais da Primeira Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria - UFSM, 2008, p.1-7.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
ONUCHIC, Loudes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-218.
ONUCHIC, Loudes de la Rosa. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos? Espaço pedagógico v. 20, n. 1, Passo Fundo, p. 88-104, jan./jun. 2013.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Hopner; JUSTULIN, Andressa Maria. Resolução de problemas: Teoria e prática. Jundaí, Paco Editorial: 2014.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Palestra de encerramento do IV SERP e I SIRP. Disponível em: http:// https://www.youtube.com/watch?v=WuGWUojkIbE. Acesso em: 01 dez. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.