Miniguia de contação de história para professores de primeira viagem: uma análise prévia explorando as suas potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0110Palabras clave:
contação de história, educação matemática, ensino e aprendizagem, material auxiliar, práticas pedagógicasResumen
O presente trabalho busca apresentar as motivações, características e potencialidades do Produto Educacional Miniguia de contação de histórias para professores de primeira viagem, explorando a relevância das contações de histórias na área da educação, em particular na disciplina de matemática, e a sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o Produto Educacional desenvolvido se apresenta como um recurso complementar para apoiar educadores que se sintam desafiados a empregar a narração de histórias em suas aulas, com sugestões e exemplificações de histórias com teor matemático adaptadas para variados grupos etários de estudantes, além de planos de aula envolvendo as narrativas apresentadas, com o intuito de fornecer um possível ponto de partida para o docente que considere utilizá-los. Por meio de uma investigação de natureza exploratória e com abordagem mista, procurou-se realizar um levantamento de informações junto a professores de matemática em exercício, com o objetivo de compreender as perspectivas desses profissionais em relação ao recurso apresentado, a fim de identificar os ganhos e os obstáculos associados ao uso desse material didático na sala de aula. Na análise dos dados, notou-se as barreiras na implementação desse método, contrastadas com as vantagens que uma contação de histórias bem feita pode proporcionar no processo de aprendizado. O recurso educacional fornecido aos professores de matemática participantes trouxe uma abordagem inovadora para muitos deles, e espera-se que ele sirva de suporte e estímulo para que essa prática seja mais disseminada e aplicável nas aulas de matemática em diferentes níveis de ensino.
Descargas
Citas
ARAUJO, Wellington Rabello de et al. Aprendizagem matemática por meio de contação de histórias. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, v. 7, Canoas, 2017.
CARDOSO, Ana Lúcia Sanches; FARIA, Moacir Alves de. A contação de histórias no desenvolvimento da educação infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação, vol. 7, n. 1. São Roque, 2016.
OLIVEIRA, Murilo Campigotto de. Contação de histórias em aulas de matemática: um miniguia destinado a auxiliar e inspirar professores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2022.
ROEDEL, Tatiana. A importância da leitura e da literatura no ensino da matemática. ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 20, p. 1-8, Curitiba, 2016.
SMOLE, Kátia Stocco; C NDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Matemática e literatura infantil. 2 ed. Belo Horizonte: Lê, 1995.
ZAGO, Ilisane Winhar Pereira. META – Método Ativo para Produção Textual. 2022. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.