Síndrome de Irlen, pode ser a causa das dificuldades de leitura?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0114

Palabras clave:

estresse visual, leitura, distúrbios da visão

Resumen

Uma boa visão é, sem dúvida, um dos requisitos básicos para uma aprendizagem adequada no ambiente escolar. No entanto, é importante observar que não basta verificar isoladamente a acuidade visual, pois esta é apenas um dos elementos da visão. A acuidade de visão é normalmente avaliada por meio da Tabela de Snellen, sendo indicativo de normalidade um resultado melhor ou igual a 20/20. Deve-se considerar também a qualidade da visão, com as análises de processamento temporal, campos visuais periféricos, sensibilidade ao contraste, motilidade ocular, visão de cores, entre outras verificações. O estresse visual é caracterizado como uma condição neurovisual que provoca distorções e desconfortos durante a leitura, ou seja, é uma dificuldade no processamento do que se vê, levando a dificuldades na leitura de letras que se mexem, balançam, embaçam, com a presença de sombras, halos e padrões ao redor das letras, espaçamentos irregulares ao longo do texto e percepção de movimento, como letras se destacando do papel ou vibrando. Entre as habilidades desenvolvidas pelo homem, uma das mais importantes no aprendizado é, sem dúvida, a leitura. Dessa forma, a presente pesquisa visa apresentar o processo investigativo desenvolvido com professores especialistas que atuam nas salas de recursos multifuncionais, da rede municipal de educação do município de Londrina-PR, resultando na produção do material de apoio em formato de Ebook interativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erica Jamal da Silva Alda, Universidade Estadual do Paraná

Mestra em Educação Inclusiva pelo programa de Mestrado Profissional - PROFEI - UNESPAR, Professora da rede municipal de Educação de Londrina/Paraná/ Brasil.

Eromi Izabel Hummel, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Professora e vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional - PROFEI - UNESPAR, Apucarana/Paraná/Brasil.

Eliane Paganini da Silva, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pela Unesp-Marília, Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Apucarana/Paraná/Brasil.

Citas

ALDA, Erica Jamal da Silva. Estresse visual associado à dificuldade de leitura: contribuições para a formação docente. Orientador(a) Eromi Izabel Hummel. Coorientadora(a) Eliane Paganini da Silva. 2022 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional – Área de Concentração: Educação Inclusiva) – Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, 2022.

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas – trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004 (4 a . edição).

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Documento de Área. Ensino. 2016.

EVANS, B. J., & Allen, P. M. (2016). A systematic review of controlled trials on visual stress using Intuitive Overlays or the Intuitive Colorimeter. J Optom, 9(4), 205-218. https://dx.doi.org/10.1016/j.optom.2016.04.002

EVANS, B. J., Allen, P. M., & Wilkins, A. J. (2017). A Delphi study to develop practical diagnostic guidelines for visual stress (pattern-related visual stress). J Optom, 10(3), 161-168. https://dx.doi.org/10.1016/j.optom.2016.08.002

GARCIA, A. C. O., Momensohn-Santos, T. M., & Vilhena, D. A. (2017). Effects of Spectral Overlays on Reading Performance of Brazilian Elementary School Children. Folia Phoniatrica et Logopaedica, 69(5-6), 219-225. https://doi.org/10.1159/000484139

GUIMARÃES, M. R. Distúrbios de aprendizado relacionados à visão. FGR em revista, Belo Horizonte, ano 3, n. 4, p. 16-19, agosto de 2009.

GUIMARÃES, M R; R.Q. "Por que ler pode ser tão difícil? Síndrome de Irlen & Distúrbios do Processamento Visual pela Via Magnocelular". Fundação Hospital de Olhos, 2016.

HOLLIS, J., & Allen, P. M. (2006). Screening for Meares-Irlen sensitivity in adults: can assessment methods predict changes in reading speed? Ophthalmic Physiol Opt, 26(6), 566-571. https://dx.doi.org/10.1111/j.1475-1313.2006.00401.x

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

IRLEN, H. Successful treatment of leaning disabilities. Annual Meeting of the American Psychological Association, Anaheim, 1983.

IRLEN, H. Visual dysfunction and dyslexia: a new functional disorder. UnpublishedpaperavailablefromtheIrlenInstitute. Long Beach, 1985.

IRLEN, H. (2003). Irlen Reading Perceptual Scale instructional manual (Tenth ed.). Long Beach, CA: Perceptual Development Corporation.

IRLEN, H. Histórico dos primeiros anos de desenvolvimento do Método Irlen [History of the first years of development of the Irlen Method]. Palestra no 8º Congresso Brasileiro de Neurociências da Visão e 2nd Internacional Congress of Vision Neurosciences. Youtube, 12 nov. 2020. Disponível em: https://youtu.be/oMG0yi39bQU

JEANES, R., Busby, A., Martin, J., Lewis, E., Stevenson, N., Pointon, D., & Wilkins, A. J. (1997). Prolonged use of coloured overlays for classroom reading. Br J Psychol, 88 (Pt 4), 531-548. https://doi.org/10.1111/j.2044-8295.1997.tb02656.x

Kriss I, Evans BJW. The relationship between dyslexia and Mears-Irlen syndrome. J Res Read 2005;28:350-64.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NOBLE, J., Orton, M., Irlen, S., & Robinson, G. L. (2004). A controlled field study of the use of coloured overlays on reading achievement. Aust J Learn Diffic, 9(2), 14-22. https://dx.doi.org/10.1080/19404150409546760

RADABAUGH, Mary Pat. Study on the Financing of Assistive Technology Devices of Services for Individuals with Disabilities - A report to the president and the congress of the United State, National Council on Disability, Março 1993. Disponível em <http://www.ccclivecaption.com> Acesso em 04 dez. 2021.

SCOTT, L., McWhinnie, H., Taylor, L., Stevenson, N., Irons, P., Lewis, E., . . . Wilkins, A. J. (2002). Coloured overlays in schools: orthoptic and optometric findings. Ophthalmic Physiol Opt, 22(2), 156-165. https://dx.doi.org/10.1046/j.1475-1313.2002.00009

SINGLETON, C., & Henderson, L.-M. (2007a). Computerised screening for visual stress in reading. J Res Read, 30(3), 316-331. https://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9817.2007.00341.x

TYRRELL, R., Holland, K., Dennis, D., & Wilkins, A. J. (1995). Coloured overlays, visual discomfort, visual search and classroom reading. Journal of Research in Reading, 18(1), 10-23. https://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9817.1995.tb00064.x

VILHENA, D. A.; Guimarães, M. R., Guimarães, R. Q., Pinheiro, Â. M. V. (2020). Effect of spectral overlays on visual parameters and reading ability: an integrative review. Revista CEFAC, São Paulo, 22(3), e17519.

VILHENA, D. A.; Guimarães, M. R.; Guimarães, R. Q.; Pinheiro, Â. M. V. (2021). Magnocellular visual function in developmental dyslexia: deficit in frequency-doubling perimetry and ocular motor skills. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 84(5).

WILKINS, A. J. (1994). Overlays for classroom and optometric use. Ophthalmic Physiol Opt, 14(1), 97-99. https://doi.org/10.1111/j.1475-1313.1994.tb00567

WILKINS, A. J., Lewis, E., Smith, F., Rowland, E., & Tweedie, W. (2001). Coloured overlays and their benefit for reading. J Res Read, 24(1), 41-64. https://dx.doi.org/10.1111/1467-9817.00132

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

ALDA, Erica Jamal da Silva; HUMMEL, Eromi Izabel; SILVA, Eliane Paganini da. Síndrome de Irlen, pode ser a causa das dificuldades de leitura?. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0114, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0114. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24860. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias