Covariação e o conceito de função: objetos dinâmicos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0115Palabras clave:
conceito de função, covariação, GeoGebrabookResumen
Este texto é oriundo de um trabalho de investigação sobre o ensino e aprendizagem do conceito de função com uma abordagem dinâmica de covariação, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina. Para tanto, o referencial teórico apresenta a forma como o conceito de função vem sendo abordado e a necessidade de se disponibilizar aos alunos atividades em contextos dinâmicos, ou seja, por meio de objetos de aprendizagem a partir dos quais o estudante possa prever, por intermédio de situações-problemas, o comportamento de grandezas que se modificam ao longo do tempo. Nessa perspectiva, desenvolvemos um produto educacional, um material não convencional como o livro didático, mas sim, um livro dinâmico, denominado “COVARIAÇÃO E O CONCEITO DE FUNÇÃO: objetos dinâmicos”. Nele está inserido atividades que permitem explorar diferentes representações de um mesmo objeto matemático conectados de maneira dinâmica e vinculados ao raciocínio covariacional. Uma das atividades desse produto educacional foi experimentada em uma turma de Ensino Médio. Os resultados alcançados indicam contribuições positivas desse produto educacional para o desenvolvimento do raciocínio covariacional do aluno, no que tange a aprendizagem do conceito de função. Além disso, as atividades inseridas no livro, possuem a intencionalidade de proporcionar, além de simulação de situações-problemas, a transformação concomitante de diferentes registros de representação semiótica, permitindo ao aluno, articular a visualização e a experimentação em um mesmo ambiente, ou seja, na mesma janela de visualização, algo que no ambiente do lápis e do papel seria limitado.
Descargas
Citas
ÁVILA, G. Limites e derivadas no ensino médio? Revista do Professor de Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Matemática, nº 60, p. 30-38, 2006.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
CARLSON, Marilyn et al. Razonamiento covariacional aplicado a la modelación de eventos dinámicos: Un marco conceptual y un estudio. Revista Ema, v. 8, n. 2, p. 121-156, 2003.
DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.
DUVAL, Raymond et al. Mudanças, em curso e futuras, dos sistemas educacionais: Desafios e marcas dos anos 1960 aos anos... 2030!. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, n. 1, p. 1-23, 2015.
DUVAL, Raymond et al. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 01-78, 2017.
GONÇALVES, W. J., TREVISAN, A. L., Silva, D. D. L. da, & Ribeiro, A. J. (2020). Raciocínio covariacional em cálculo: desenvolvimento a partir de tarefas. Zetetike, 28, e020026
LIMA, JEFERSON MOIZÉS. Covariação e o conceito de função: objetos dinâmicos. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Joinville, p. 42. 2019a.
LIMA, JEFERSON MOIZÉS. Objetos dinâmicos de aprendizagem para exploração do conceito de função na perspectiva da covariação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Joinville, p. 101. 2019b.
NÓBRIGA, Jorge Costa; SIPLE, Ivanete Zuchi. Livros Dinâmicos de Matemática Dynamic Mathematics Books. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 9, n. 2, p. 78-102, 2020.
OEHRTMAN, Michael; CARLSON, Marilyn; THOMPSON, Patrick W. Foundational reasoning abilities that promote coherence in students’ function understanding. Making the connection: Research and teaching in undergraduate mathematics education, v. 27, p. 42, 2008.
SANTOS, Cláudia A. e INAFUCO, Julio. Matemática: 1° ano. Ensino Médio. Ed. Edebe, 2017.
THOMPSON, P. W., & CARLSON, M. P. (2017). Variation, covariation, and functions: Foundational ways of thinking mathematically. In J. Cai (Ed.), Compendium for research in mathematics education (pp. 421-456). Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.