O mistério da febre puerperal: sequência didática para o ensino sobre natureza da ciência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0118

Palabras clave:

narrativa histórica, natureza da ciência, aprendizagem significativa

Resumen

O produto educacional “O Mistério da Febre Puerperal” é uma sequência didática voltada para professores da educação básica e tem como objetivo auxiliá-los no ensino sobre a natureza da ciência por meio de uma narrativa histórica. A pesquisa que originou este produto foi realizada de forma online, em momentos síncronos e assíncronos, com duas turmas de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública no interior do estado de Mato Grosso do Sul. O fundamento desta pesquisa está no pressuposto de que a melhor maneira para ensinar sobre como o conhecimento científico é produzido, é utilizar a história da produção desse conhecimento. Isto porque a história da ciência apresenta o cientista em seu contexto cultural, social, econômico e político, possibilitando discussões sobre esses aspectos que influenciam direta ou indiretamente o trabalho científico. Além disso, é uma forma de contextualizar o tema de estudo. Os dados colhidos através dos momentos de discussão online entre alunos e professora e das atividades escritas entregues pelos alunos via plataforma Google Classroom, foram analisados pelo prisma da teoria da Aprendizagem Significativa. Foi observado que a sequência didática proposta possibilitou aos alunos construir concepções adequadas sobre a natureza da ciência e pode ser utilizada em outros contextos de ensino, de modo a fornecer mais informações sobre seu impacto na aprendizagem dos alunos, bem como direcionar quais pontos podem ser ajustados.

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Biografía del autor/a

Gabriella Ribeiro Christianini, Rede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul

Mestre, Professora, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS), Dourados/Mato Grosso do Sul/Brasil.

Fabiano Antunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor, Professor, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/Mato Grosso do Sul/Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

CHRISTIANINI, Gabriella Ribeiro; ANTUNES, Fabiano. O mistério da febre puerperal: sequência didática para o ensino sobre natureza da ciência. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0118, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0118. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24854. Acesso em: 4 nov. 2024.

Número

Sección

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias