O mistério da febre puerperal: sequência didática para o ensino sobre natureza da ciência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0118

Palabras clave:

narrativa histórica, natureza da ciência, aprendizagem significativa

Resumen

O produto educacional “O Mistério da Febre Puerperal” é uma sequência didática voltada para professores da educação básica e tem como objetivo auxiliá-los no ensino sobre a natureza da ciência por meio de uma narrativa histórica. A pesquisa que originou este produto foi realizada de forma online, em momentos síncronos e assíncronos, com duas turmas de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública no interior do estado de Mato Grosso do Sul. O fundamento desta pesquisa está no pressuposto de que a melhor maneira para ensinar sobre como o conhecimento científico é produzido, é utilizar a história da produção desse conhecimento. Isto porque a história da ciência apresenta o cientista em seu contexto cultural, social, econômico e político, possibilitando discussões sobre esses aspectos que influenciam direta ou indiretamente o trabalho científico. Além disso, é uma forma de contextualizar o tema de estudo. Os dados colhidos através dos momentos de discussão online entre alunos e professora e das atividades escritas entregues pelos alunos via plataforma Google Classroom, foram analisados pelo prisma da teoria da Aprendizagem Significativa. Foi observado que a sequência didática proposta possibilitou aos alunos construir concepções adequadas sobre a natureza da ciência e pode ser utilizada em outros contextos de ensino, de modo a fornecer mais informações sobre seu impacto na aprendizagem dos alunos, bem como direcionar quais pontos podem ser ajustados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriella Ribeiro Christianini, Rede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul

Mestre, Professora, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS), Dourados/Mato Grosso do Sul/Brasil.

Fabiano Antunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor, Professor, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/Mato Grosso do Sul/Brasil.

Citas

ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. The influence of history of science courses on students' views of nature of science. Journal of Research in Science Teaching 37 (10): 1057-1095, 2000.

AUSUBEL, D. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo Editora LDA, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611- anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 jul. de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica - SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Parte III. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em 27 jul. de 2023.

DRUMMOND, J. M. H. F.; et al. Narrativas históricas: gravidade, sistemas de mundo e natureza da Ciência. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 32, n. 1, p. 99-141, abr. 2015.

FORATO, Thaís Cyrino de Mello. A natureza da Ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2009.

FORATO, T. C. M; PIETROCOLA, M; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da Ciência na sala de aula. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 28, n. 1: p. 27-59, abr. 2011.

GIL-PÉREZ, D. Contribución de la historia y de la filosofia de las ciencias al desarrollo de un modelo de ensenanza/aprendizaje como investigación. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 1993, 11 (2), 197-212.

GIL PÉREZ, D.; et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

KLASSEN, S. The Application of Historical Narrative in Science Learning: The Atlantic Cable Story. Science & Education, 2007.

KLASSEN, S. The construction and analysis of a science story: A proposed methodology. Science & Education, v. 18, p. 401–423 (2009).

MACH, E.: 1883/1960, The Science of Mechanics. Open Court Publishing Company. LaSalle II.

MOREIRA, Marco Antonio. Negociação de significados e aprendizagem significativa. Ensino, Saúde e Ambiente, v.1, n.2, p 2-13, dez.2008. ISSN 1983-7011.

MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução. A história das ciências e seus usos na educação. Pp. xxi-xxxiv, in: SILVA, Cibelle Celestino (ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

OLIVEIRA, R. A. de; SILVA, A. P. B da; MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência através de narrativas históricas: Augustin Fresnel e o debate sobre a natureza da luz. In: 16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. UFCG/UEPB, Paraíba, 2018.

SCHIFFER, Hermann; GUERRA, Andreia. Electricity and Vital Force: Discussing the Nature of Science Through a Historical Narrative. Science and Education. v. 24, Issue 4, 1 May 2015, p. 409-434.

WILLIAMS, C. T.; RUDGE, D. W. Effects of Historical Story Telling on Student. Understanding of Nature of Science. Science & Education (2019). https://doi.org/10.1007/s11191-019-00073-x.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

CHRISTIANINI, Gabriella Ribeiro; ANTUNES, Fabiano. O mistério da febre puerperal: sequência didática para o ensino sobre natureza da ciência. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0118, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0118. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24854. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias