As contribuições de unidades didáticas apresentadas em um produto educacional com base no desenho universal para a aprendizagem da matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0122Palabras clave:
produto educacional, matemática, desenho universal para aprendizagemResumen
Este artigo relata o produto educacional desenvolvido a partir de práticas didáticas, subsidiadas pelos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), realizadas durante uma pesquisa de mestrado profissional, contemplando resultados de práticas estabelecidas em sala de aula, com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do município de Joinville- SC. O produto educacional foi desenvolvido no formato de um ebook, a fim de possibilitar o compartilhamento de ideias e atividades para profissionais da educação que buscam desenvolver atividades relacionadas a práticas diferenciadas e mais acessíveis. A partir dessas características, o presente artigo tem como principal objetivo responder ao seguinte questionamento: Como um produto educacional, contendo práticas didáticas, subsidiadas pelos Princípios do DUA, pode contribuir para a interação e acessibilidade na aprendizagem da matemática e por consequência promover o engajamento dos alunos com e sem dificuldades de aprendizagem? Como resposta ao questionamento, compreendeu-se que, um produto educacional, contendo tais práticas, pode promover o acesso a um planejamento com foco na acessibilidade e por consequência, conectar estudantes na aprendizagem da matemática. Além de apresentar tais práticas, este material foi elaborado em duas versões de ebook, possibilitando acesso a professores com ou sem deficiência visual.
Descargas
Citas
BOCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERBERG, Adriano Henrique. Desenho Universal para a aprendizagem: a produção Científica no período de 2011 a 2016. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, p.143-160, mar. 2018.
BACHMANN, Evelize Hofelmann. AS CONTRIBUIÇÕES DOS MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS E SENSORIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM BASE NOS PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, Joinville, 2020.
BACHMANN, Evelize Hofelmann; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira Sell. Matemática para todxs: Unidades didáticas alicerçadas no Desenho Universal para Aprendizagem. Produto Educacional - Curso de Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, Joinville, 2020.
CAST. Design for Learning guidelines – Desenho Universal para a aprendizagem. CAST, 2018. (Universal version 2.2. - www.cast.org / www.udlcenter.org – tradução). Disponível em: <http://udlguidelines.cast.org/> Acesso em: 06 agosto. 2023.
DAMIS, O. T. Unidade Didática: uma técnica para a organização do ensino e da aprendizagem. In: VEIGA, I. A. P. (Org.). Técnicas de ensino: Novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006.
DZIEKANIAK, Gisele Vasconcelos. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 24, n.2, p.83-99, jul./dez. 2010 83
FILATRO, Andrea. Design institucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
HILDERLEY, Sarah. Accessible publishing: best practice guidelines for publishers. 2013
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Revisão Sistemática sobre Desenho Universal para a Aprendizagem entre 2010 e 2015 no Brasil. Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 18, n. 4, p.414-423, 2017.
SOUZA, Ana Claudia Ribeiro de et al. Formação de professores e estratégias de ensino: perspectivas teórico-praticas. Curitiba: Appris, 2018.
ROSE, D.H., and MEYER, A. (2002). Teaching every student in the digital age: Universal Design for Learning. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development. SAMPAIO, Cristiane T. Educação
ZERBATO, Ana Paula. Desenho Universal para Aprendizagem na Perspectiva da Inclusão Escolar: Potencialidades e Limites de uma Formação Colaborativa/ Tese de Doutorado- Universidade Federal de São Carlos: São Carlos,2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.