Produtos educacionais para a resolução do problema dos 21 vasos de Malba Tahan

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0126

Palabras clave:

ensino de matemática, produto educacional, resolução de problemas, objetos de aprendizagem

Resumen

Apresenta-se neste relato de experiência quatro produtos educacionais desenvolvidos para o ensino de Matemática em atividades interdisciplinares com a literatura, com práticas baseadas na estratégia pedagógica da Resolução de Problemas, a partir de um conto do livro de Malba Tahan, “O homem que calculava”, mais especificamente, o problema dos “21 vasos”. Os produtos têm por finalidade auxiliar discentes na resolução de problemas e no desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, tal que a busca por uma solução pode se dar por um material manipulativo feito com um conjunto de 21 tubos de acrílico com tampa e líquido com corante vermelho, sobre uma estrutura de madeira ou em objetos de aprendizagem desenvolvidos e disponibilizados de forma gratuita no Scratch. Os resultados dessas criações evidenciam diferentes maneiras de representar um mesmo problema, podendo abranger diferentes entendimentos por parte dos discentes. Cita-se a replicabilidade de um material manipulativo e o reuso dos objetos criados no Scratch, que podem ser ajustados com o compartilhamento de seus links frente às necessidades educacionais, a exemplo da incorporação de um comando de voz, de música, de cores, dentre outros elementos. Licenciandos em Matemática e um grupo de professores em formação continuada experienciaram o uso dos produtos educacionais e indicaram serem potencialmente articuladores no ensino e aprendizagem da Matemática pela literatura, sendo viáveis de aplicação na Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Karen Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.  

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Foz do Iguaçu/PR)

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática, professora, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu/Paraná/Brasil.

 

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Foz do Iguaçu/PR)

Doutor em Engenharia Elétrica, professor, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel/Paraná/Brasil.

Citas

ALMEIDA, Vânia Horner de. A interconexão das tendências da educação matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, v. 1, n. 2, p. 1–15, 2018.

ANTONIO JUNIOR, Wagner. Objetos de aprendizagem virtuais: Ambientes interativos de aprendizagem (Portuguese Edition). Edição do Kindle, 2016.

BRASIL, Ministério da Educação, 2017. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali; HEALY, Lulu. Cenários multimodais para uma Matemática Escolar Inclusiva: Dois exemplos da nossa pesquisa. In: COMITÉ INTERAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, XIV, 2015, Chiapas, México. Anais ... México: Patrick (Rick) Scott e Ángel Ruíz, 2015. v. 14: Necesidades Especiales, p. 26-37, Disponível em: https://ciaem-iacme.org/memorias-ciaem/xiv/pdf/Vol14EdEspec.pdf. Acesso em: 8 dez. 2023.

KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida. Teoria Ator-Rede e Educação Matemática: mediações estabelecidas em uma formação de professores de duas escolas bilíngues para surdos. 2022. 183f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – Paraná, 2022.

KOEHLER, Matthew J.; MISHRA Punya. What is Technological Pedagogical Content Knowledge? In: Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.

LORENZATO, Sergio. Malba Tahan, um precursor. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 11, n. 16, p. 63-66, maio 2004.

MELO, Adriana. Material complementar o homem que calculava 9º ano. 2022.

MENEGHELLI, Juliana; CARDOZO, Dionei; POSSAMAI, Janaína Poffo; SILVA, Viviane Clotilde da. Metodologia de resolução de problemas: concepções e estratégias de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - RBECT, Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 211-231, set./dez., 2018.

NEVES, Liliane Xavier; SANTOS, Deivid Irineu de Oliveira. Multimodalidade e a Construção do Conhecimento Matemático: Uma Análise do Processo de Produção de Vídeos. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 15, n. 38, p. 1-19, 31 ago. 2022.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73–98, 2011.

SCRATCH, Software. Grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab. Disponível em: https://scratch.mit.edu/. Acesso em: 21 ago. 2023.

SOUZA, Aldiléia da S.; MOREIRA, Geraldo E. As influências de Malba Tahan para a Educação Matemática: o legado de um educador à frente de seu tempo. Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 19, p. 294-309, mai/2018.

TAHAN, Malba. O homem que calculava. 79. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

TAHAN, Malba. Site Oficial da Família e dos Admiradores de Malba Tahan, 2017.

Publicado

2024-03-09

Cómo citar

GONÇALVES, Ana Karen; LUCENA CAMARGO DE ALMEIDA KLAUS, Vanessa; BOSCARIOLI, Clodis. Produtos educacionais para a resolução do problema dos 21 vasos de Malba Tahan. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0126, 2024. DOI: 10.5965/2357724X112023e0126. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24817. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias