Caderno de atividades em alto-relevo: estudando a função quadrática por meio de gráficos táteis
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0127Palabras clave:
deficiência visual, Braille fácil, Software Monet, função quadrática, gráficos táteisResumen
O produto educacional aqui apresentado é resultado de uma pesquisa denominada "Ensino de Matemática para pessoas cegas com o uso do software Monet: criando gráficos táteis para o ensino de função quadrática", realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da UDESC. Tal produto consiste num caderno de atividades que traz representações do objeto de conhecimento “função quadrática” nos registros algébrico, gráfico, tabular e em língua natural, acessíveis por meio do tato e visão, graças a presença simultânea e sincronizada das escritas em braille e à tinta, e de gráficos e tabelas plotados em alto-relevo. O objetivo deste produto é proporcionar aos estudantes cegos de Ensino Médio o acesso tátil às representações da referida função e, ao mesmo tempo, servir como material de apoio ao professor, mesmo que este não domine o Sistema Braille. Construídas com os softwares Braille Fácil e Monet, e impressas em braille, tais representações foram submetidas à avaliação e aprovação de dois especialistas cegos, revisores de textos em braille. A experimentação das atividades contou com a participação de dois alunos cegos. A pesquisa foi fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval e aderiu os critérios estabelecidos por Cerqueira e Ferreira para a produção de materiais táteis. Neste trabalho qualitativo, com estudo de caso como abordagem metodológica, concluiu-se que um material adequado, combinado com o “Procedimento de interpretação global", representa para o cego, um mecanismo integral para a análise das representações da função quadrática por meio dos sentidos remanescentes.
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Citas
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