Educação Estatística no Ensino Fundamental
Desenvolvimento de um Produto Educacional com Cenários de Investigação abordando o AVC
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0129Palabras clave:
educação matemática crítica, estatística, cenários de investigação, cidadaniaResumen
Este artigo apresenta a aplicação/desenvolvimento de um Produto Educacional, denominado Educando para a Cidadania: Atividades Contextualizadas para o Ensino de Estatística no Ensino Fundamental, baseado na Educação Matemática Crítica com o intuito de ensinar conteúdos de Estatística para alunos do 9º ano. Esse Produto Educacional foi resultado do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Ensino de Estatística no Ensino Fundamental: Aportes interdisciplinares envolvendo a educação matemática crítica e acidente vascular cerebral”, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). A abordagem usou Cenários de Investigação com o tema do Acidente Vascular Cerebral (AVC) para promover a compreensão prática dos conceitos estatísticos. O estudo incluiu atividades ao longo de oito encontros, focando em diferentes aspectos estatísticos como interpretação de gráficos, cálculo de probabilidade, análise de dados e medidas de tendência central. Os alunos foram incentivados a questionar e interpretar dados reais, melhorando suas habilidades estatísticas e compreensão crítica. Os resultados indicam que essa abordagem inovadora estimulou o engajamento dos alunos, contribuindo para uma compreensão mais profunda e crítica da Matemática, especialmente na análise de problemas do mundo real como o AVC. A Educação Matemática Crítica mostrou-se eficaz para promover o aprendizado estatístico e a conscientização cidadã.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: MEC, 2017.
CABRAL, Noberto Luiz. Epidemiologia e impacto da doença cerebrovascular no Brasil e no mundo. Com Ciência, n. 109, Campinas, 2009.
CHAVES, Marcia Lorena Fagundes. Acidente Vascular Encefálico: conceituação e fatores de risco. Rev Bras Hipertens, v. 7, n. 4, p. 327-82, 2000.
LOPES, Celi Espasandin. Reflexões teórico-metodológicas para a educação estatística. In: LOPES, C. A. E; CURI, E. (Org.). Pesquisas em educação matemática: um encontro entre a teoria e a prática. São Carlos (SP): Pedro e João Editores, 2008.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
Organização Mundial da Saúde. Manual (2006). STEPS de Acidentes Vascular Cerebrais da OMS: enfoque passo a passo para a vigilância de acidentes vascular cerebrais. Genebra: Organização Mundial da Saúde.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.