Rotação por Estações no Ensino de Ciências: Promovendo Suportes à Autonomia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0130Palabras clave:
rotação por estações, teoria da autodeterminação, autonomiaResumen
Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre parte do Produto Educacional desenvolvido no âmbito do PPGECMT, durante o trabalho de mestrado. Focamos em uma Atividade Didática de Rotação por Estações, centrada no tema "Célula". A estruturação da atividade considerou aspectos relativos ao fomento da autonomia e escolha dos estudantes, bem como, de diferentes suportes à autonomia. O estudo se concentrou em identificar e explicar os suportes à autonomia promovidos durante a implementação dessa atividade em aulas de Ciências, em duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo foi analisar como a estrutura da atividade oferece suportes à autonomia organizacional, procedimental e cognitiva dos alunos. Este estudo é parte de um projeto mais amplo, que envolve a criação de quatro Atividades Didáticas de Rotação por Estações, explorando diferentes temas de Ciências. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações de áudio e observações diretas durante a execução. Os resultados destacam contextos em que os alunos exerceram formas de autonomia, principalmente nas categorias procedimental e cognitiva. Isso enfatiza a importância de proporcionar interações didático-pedagógicas que promovam a autonomia dos alunos, incentivando o interesse e a motivação intrínseca, além de favorecer a construção colaborativa do conhecimento. Além disso, é ressaltada a replicabilidade dessa abordagem, permitindo adaptações em diversos contextos educacionais, níveis e realidades.
Descargas
Citas
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 270p.
CLEMENT, L. Autodeterminação e Ensino por Investigação: Construindo Elementos para Promoção de Autonomia em Aulas de Física. 2013. 334 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto; FERNÁNDEZ CALLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, María del Pilar. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.
HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação.[tradução Maria Cristina Gularte Monteiro; revisão técnica: Adolfo Tanzi Neto, Lilian Bacich]. – Porto Alegre: Penso, 2015.
LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL
REEVE, J.; JANG, H. What teachers say and do to support students’ autonomy during a learning activity. Journal of educational Psychology, n. 98, p. 209-218, 2006.
RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Intrinsic and extrinsic motivation from a self-determination theory perspective: Definitions, theory, practices, and future directions. Contemporary Educational Psychology, n. 61, p. 1-11, 2020.
RYAN, Richard M. Self‐determination Theory and Wellbeing. Wellbeing in Developing Countries, p. 1-2, 2009.
STEFANOU, C. R., et al. Supporting autonomy in the classroom: ways teachers encourage student decision making and ownership. Educational Phychologist, n. 39, p. 97-110, 2004.
TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; MEGID NETO, Jorge. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 1055-1076, dez. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.