Coletânea de atividades para ensino de probabilidade e estatística utilizando planilhas eletrônicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0138Palabras clave:
educação estatística, planilhas eletrônicas, ensino fundamental, produto educacionalResumen
A utilização da Estatística nos dias de hoje é fundamental. Inúmeras são as informações que as mídias digitais e tecnológicas propagam nas redes sociais, web sites, jornais, meios de comunicação e plataformas de notícias. As pessoas estão cada vez mais sendo instigadas a utilizarem as mais diversas tecnologias para “auxiliar a tomada” de decisões. Logo os sistemas educacionais buscam acompanhar tal desenvolvimento e demanda. No ensino de Estatística as Tecnologias de Informação e Comunicação têm se mostrado agradáveis ferramentas de apoio a professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, desenvolveu uma coletânea de atividades para ensino de Probabilidade e Estatística no Ensino Fundamental, envolvendo planilhas eletrônicas. O referencial teórico utilizado foi baseado na Educação Estatística, uso de tecnologias e planilhas eletrônicas em ambientes educacionais. A sequência foi aplicada em uma amostra de 61 alunos e os resultados foram analisados com abordagem quali-quantitativa. A metodologia utilizada segue os pressupostos de pesquisa ação, na forma qualitativa de cunho interpretativo, e quantitativa, com a aplicação dos testes estatísticos, exato de Fisher, McNemar e Wilcoxon. Os resultados mostraram que a aplicação da coletânea de atividades proposta contribuiu na melhora do desempenho dos alunos e na motivação e participação nas aulas. Durante o processo percebeu-se que os alunos ainda apresentavam dificuldades com relação aos conteúdos prévios de estatística.
Descargas
Citas
BORBA, Marcelo C.; PENTEADO, Miriam G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 98p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CAMPOS, Celso Ribeiro; WODEWOTZKI, Maria Lucia Lorenzetti, JACOBINI, Otavio Roberto. Educação estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. 2ª Edição. Belo Horizonte (MG): Autêntica Editora, 2013. (Coleção tendências em Educação Matemática).
CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática: Limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 101-119, 2014.
DAMIN, Willian. Ensino de Estatística para os anos finais do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
DAMIN, Willian; DOS SANTOS JUNIOR, Guataçara; PEREIRA, Rudolph dos Santos Gomes. O conceito de média aritmética nos anos finais do ensino fundamental. BoEM-Boletim online de Educação Matemática, v. 4, n. 6, p. 48-68, 2016.
DAMINELLI, Elisa. Uma proposta de ensino de Estatística na 8ª série/9° ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
DIAS, Cristiane de Fatima Budek; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos. Ensino de estatística e tecnologias da informação e comunicação: entre a docência e o desenvolvimento de recursos tecnológicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, 2016.
DIAS, Fabrício Ferreira. O uso da planilha eletrônica Calc no ensino de matemática no primeiro ano do ensino médio. Viçosa – MG, 2013.
DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JÚNIOR, José Antonio Valle. Design Science Research: Método de Pesquisa para avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
ESTEVAM, Everton José Goldoni. (Res)significando a Educação Estatística no Ensino Fundamental: análise de uma sequência didática apoiada nas Tecnologias de Informação e Comunicação. 2010. 211 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
FERNANDES, Rúbia Juliana Gomes. Estatística e probabilidade: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LEITE, Ana Paula Fernandes. Estimativa de medidas de tendência central: uma intervenção de ensino. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
LOPES, Celi Espasandin. Educação Estatística no Curso de Licenciatura em Matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 901-915, dez. 2013.
MAGALHÃES, Marcos Nascimento. Atividades para o Ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica. Anais, 2016.
MARTINS, Wagner Luis Cabral. Estudando estatística descritiva com auxílio do software Calc. Outras Publicações, 2010.
MEDICI, Michele. A construção do pensamento estatístico: organização, representação e interpretação de dados por alunos da 5ª série do Ensino Fundamental. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
PAGAN, Maria Adriana et al. A interdisciplinaridade como proposta pedagógica para o ensino de estatística na educação básica. 2010. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
SOUZA, Joamir Roberto de; PATARO, Patricia Rosana Moreno. Vontade de saber matemática. 6º ao 8º ano. 2ª Ed. São Paulo: FTD, 2015.
TONI, Marijane Paese. A compreensão da estatística a partir da utilização da planilha. 2006. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
VASCONCELOS, Paulo Ramos. Leitura e interpretação de gráficos e tabelas: um estudo exploratório com alunos da 8ª série do ensino fundamental. 2007. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
VIEIRA, Sonia. Introdução à Bioestatística. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
WALICHINSKI, Danieli. Contextualização no Ensino de Estatística: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. 2012. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.