A colaboração profissional na construção de um produto educacional em um estudo de aula
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0139Palabras clave:
geometria, sequência didática, anos iniciaisResumen
O artigo tem como base uma metodologia de formação profissional chamada de “Estudo de Aula”, realizada com três professoras do ensino fundamental, no qual se discute aspectos da formação profissional mobilizados, no contexto da pesquisa, a qual apresenta uma abordagem de desenvolvimento profissional de natureza colaborativa, reflexiva e centrada na prática letiva. O resultado da investigação resultou em uma dissertação de mestrado intitulada "Ser professor no século XXI: metodologia de estudos de aula com professores dos anos iniciais", do PPGECIM da Universidade Regional de Blumenau e a criação de uma sequência didática (SD) sobre ensino de geometria, intitulada de "A Geometria em nossa vida", sob a forma de um Produto Educacional (PE), que aborda práticas matemáticas contextualizadas, estratégias colaborativamente planejadas, aplicadas e validadas por professores do Ensino Fundamental e implementadas no contexto escolar do município de Timbó/SC. O ciclo formativo foi estruturado em encontros de capacitação, nos quais as professoras envolvidas se dedicaram a investigar suas próprias práticas, analisaram suas abordagens de ensino e observaram situações no cotidiano escolar, adotando um olhar mais atento dentro da sala de aula. Essa abordagem buscou promover a participação ativa dos alunos, com ênfase na estimulação da autonomia e na promoção de aprendizagem significativa. As atividades propostas, no PE aplicadas em consonância com as competências e habilidades estabelecidas pela BNCC. Todos os encontros do grupo colaborativo de professores foram planejados com o intuito de valorizar o conhecimento docente, permitindo que elas desempenhassem um papel central no processo e de acordo com suas necessidades individuais.
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