Conocimientos tecnológicos con matemáticas en la producción de videos interactivos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0110Palabras clave:
videos interactivos, educación matemática, tecnologías digitales, orientación didácticaResumen
Esta investigación destacó los potenciales resultados obtenidos del uso de videos interactivos en el primer período de una asignatura del curso presencial de Matemáticas en una universidad pública. Como estas clases se aplicaron en tiempos de pandemia, la modalidad se desarrolló de forma remota a través del entorno virtual Microsoft Teams. Como procedimientos metodológicos, observamos a los participantes en la plataforma de aprendizaje, con el objetivo de preparar a los estudiantes universitarios para un enfoquemoderno y dinámico, a través de facilitarles herramientas para la realización de videos interactivos. La participación de los egresados resultó en la producción de videos donde fue posible analizar los desafíos enfrentados, entre otros registros. Todos los datos producidos fueron sistematizados, lo que permitió resaltar la importancia del Conocimiento de los Contenidos Tecnológicos.
Descargas
Citas
Cibotto. R. A. G.; OLIVEIRA. R. M. M. A. O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) na formação inicial do professor de matemática. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, VIII, Campo Mourão, 2013. Anais [...].Campo Mourão: UNESPAR/NUPEM, 2013. p. 1-15. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_viii_epct/PDF/TRABALHOS-COMPLETO/Anais-CET/MATEMATICA/ragcibottotrabalhocompleto.pdf. Acesso em: 6 fev. 2023.
CORREA, J. Novas tecnologias da informação e da comunicação: novas estratégias de ensino/aprendizagem. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Novas Tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 43-50.
CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London: Sage Publications, p. 223, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/df6v9Bw75mgHD3S3CghVQhD/?lang=pt. Acesso em: 07 mar. 2024.
FERRAZ, A. T.; SASSERON, L. H. Espaço interativo de argumentação colaborativa: condições criadas pelo professor para promover argumentação em aulas investigativas. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 19, e26582, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/PjgmrQLfDWSXLf7b9BRPP4x/. Acesso em: 29 dez. 2022.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Introducing TPCK. In: AACTE Committee on Innovation and Technology (Ed.). Handbook of technological pedagogical content knowledge (TPCK) for Educators. New York: Routledge, 2008. p. 3-29. Disponível em: https://punyamishra.com/wp-content/uploads/2008/05/koehler_mishra_08.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.
LOTTHAMMER, K. S. Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC). 2019. 119 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
MARSHALL, C.; ROSSMAN, G. B. Designing qualitative research. 2nd ed. Thousand Oaks: CA. Sage Publications, 1995.
MERRIAM, S. B.; TISDELL, E. J. Qualitative research: a guide to design and implementation. San Feancisco: Jossey-Bass, 2016. Disponível em: https://download.e-bookshelf.de/download/0003/7195/84/L-G-0003719584-0007575839.pdf. Acesso em: 07 mar. 2024.
MILES, M. B., HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. London: Sage Publications, 1994. Disponível em: https://vivauniversity.files.wordpress.com/2013/11/milesandhuberman1994.pdf. Acesso em: 07 mar. 2024.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, Columbia, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006. Disponível em: https://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.
MOGETTI, R.; BROD, F.; LOPES, J. Videoaula interativa como recurso de ensino para a educação profissional à distância. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÂO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: ENSINO HÍBRIDO, 24, [S. l.], 2019. Anais [...]. [S.l.]: FACCAT, 2019. p. 1-12. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1531/989. Acesso em: 20 maio 2023.
MORAN, J. M. Leituras dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1993.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação na sala de aula. Brasília: Editora da UnB, 2006.
PALIS, G. de L. R. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 12, n. 3, p. 400-451, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4288/3695. Acesso em: 05 fev. 2023.
PROVI. O que é aprendizagem interativa e como aplicar na sua escola. [s.l.], 2021. https://provi.com.br/blog/educacao/o-que-e-aprendizagem-interativa-e-como-aplicar-na-sua-escola/. Acesso em: 20 maio 2022.
PUCSP. Desenvolvido por DTI - Núcleo de Mídias Digitais. Sobre o Geogebra. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.pucsp.br/geogebrasp/geogebra.html. Acesso em: 11 jan. 2023.
ROVER, A.; TELLES FERREIRA, A.; LÜCKMANN, L. C.; ROCHA MOTERLE, R. O vídeo no processo de mediação didático-pedagógica na educação a distância. Roteiro, [s. l.], v. 31, n. 1-2, p. 135-158, 2015. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841. Acesso em: 24 maio 2023.
SHULMAN, L. S. Knowledge, and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Thousand Oaks, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986.
SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Boletim Técnico Do Senac, [s.l.], v. 27, n. 2, p. 42-49, 2001. Disponível em: https://bts.senac.br/bts/article/view/567. Acesso em: 29 dez. 2021.
SPRADLEY, J. P. Participant observation. New York: Holt: Rinehart & Winston, 1980.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.