Metodologias ativas e tecnologias digitais: propostas pedagógicas para o ensino da matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X10192022144

Palabras clave:

Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais, Ensino da Matemática, Escape Room, WebQuest

Resumen

Este artigo tem como proposta central discutir sobre as metodologias ativas, apresentando modelos capazes de incentivar o protagonismo nos alunos durante a realização de atividades didáticas em sala de aula na disciplina de matemática. Em paralelo, serão indicadas possíveis tecnologias digitais para cada um dos modelos ativos apresentados. A metodologia utilizada para este artigo foi a revisão bibliográfica, através da qual foram trabalhadas as propostas/modelos ativos de ensino e aprendizagem intitulados de WebQuest e Escape Room em resultados de estudos empíricos disponíveis em bases de dados científicas. Os resultados servirão de exemplos para os estudantes e professores que desejarem adotar estratégias mais alinhadas com os objetivos educacionais atuais na área da matemática.

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Biografía del autor/a

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Prof. Dr. Doutor em Ciências da Educação (UMINHO), Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís/Maranhão/Brasil.

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Publicado

2022-02-18

Cómo citar

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Metodologias ativas e tecnologias digitais: propostas pedagógicas para o ensino da matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 144–160, 2022. DOI: 10.5965/2357724X10192022144. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21701. Acesso em: 22 dic. 2024.